Petróleo mais barato pressiona fecho de Wall Street

Os preços do petróleo voltaram a cair, fator que pressionou as bolsas norte-americanas. Índices fecharam no vermelho, depois de abertura recorde. Criptomoedas continuam a afundar.

As bolsas norte-americanas abriram em máximos, mas o impulso não durou até ao final da sessão. Os três principais índices fecharam em terreno negativo e Wall Street acabou sob pressão do setor energético, num dia de quedas nos preços do petróleo. As bolsas tinham aberto a todo o gás devido às boas perspetivas para as empresas num contexto de corte nos impostos, uma medida trazida pela reforma fiscal do Presidente Trump.

A sessão encerrou com o S&P 500 a cair 0,35% para 2.776,53 pontos, de acordo com dados da Reuters. O tecnológico Nasdaq recuou 0,50% para 7.224,90 pontos. Já o Dow Jones, que foi notícia esta quarta-feira por ter superado o patamar dos 26.000 pontos, recuou 0,02% para 25.798,85 pontos. Uma das empresas mais pressionada foi a General Electric, cujas ações na bolsa caíram 3,30% para 18,14 dólares.

Segundo a agência, os mercados foram pressionados por uma queda na cotação dos metais e do petróleo. Em Nova Iorque, o contrato futuro de crude para entrega em fevereiro recua 0,81% para 63,78 dólares por barril, enquanto em Londres o preço derrapa 1,47% para 69,25 dólares. Neste contexto, as perdas no setor energético na bolsa chegaram a 1%, indica a Reuters.

“Baixos preços da energia estão a pressionar-nos ligeiramente”, disse à agência Tracie McMillion, do Wells Fargo Investment Institute. No entanto, a estratega acrescentou que os “investidores vão continuar a comprar ações à medida que forem vendo os retornos”. Esta quarta-feira, o Goldman Sachs e o Bank of America vão apresentar resultados aos investidores antes da abertura das bolsas norte-americanas.

A volatilidade foi sentida também num outro mercado bem diferente: o das criptomoedas. O dia está a ser de perdas significativas para as principais moedas virtuais. A bitcoin recua 20,25% para 10.971,78 dólares, enquanto o ethereum afunda 21,63% para 1.016,19 dólares. Os investidores estão receosos face à pressão regulatória que estes ativos descentralizados podem vir a enfrentar nos vários países, mas sobretudo na Coreia do Sul e na China, onde se encontra a maioria dos investidores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo mais barato pressiona fecho de Wall Street

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião