Portugal contrata bancos para emissão de dívida a 10 anos

Portugal já mandatou vários bancos para realizar a primeira emissão de obrigações a 10 anos de 2017. Tesouro espera angariar 3.000 milhões de euros com colocação junto de sindicato bancário.

BBVA, HSBC, JPMorgan Chase, Morgan Stanley, Novo Banco e Société Générale. São estes os bancos que a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP contratou para realizar a primeira emissão de dívida a 10 anos de 2017, segundo adiantou uma fonte próxima do processo à Bloomberg.

Com esta emissão sindicada, o Tesouro português deverá angariar 3.000 milhões de euros, segundo avança o Jornal de Negócios, que indica que a taxa de juro a pagar por Portugal deverá situar-se em torno de 4,25%.

Esta era uma emissão já esperada pelo mercado. Foi esta, aliás, uma das razões que justificaram o recente agravamento do risco de Portugal nos mercados, tendência que colocou a yield implícita nas obrigações a 10 anos acima dos 4%. Mas nada que deixe o Governo preocupado. Mário Centeno, ministro das Finanças português, adiantou esta segunda-feira que espera uma descida dos juros à medida que a economia nacional vá dando sinais de melhoria.

Em 2017, o Tesouro português espera emitir entre 14 e 16 mil milhões de euros em obrigações, através de “emissões mensais”, de acordo com o programa de financiamento que o IGCP revelou esta manhã.

Depois de a Bloomberg ter avançado com a notícia, os juros da dívida nacional acentuaram a subida. A taxa das obrigações a 10 anos sobe 12,1 pontos para 4,097%, o nível mais elevado desde fevereiro de 2015.

(Notícia atualizada às 18h12 com montante da operação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal contrata bancos para emissão de dívida a 10 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião