Alberto Teixeira
Alberto Teixeira
Boa tarde, Ricardo.
O que acontece é que os investidores compraram estes bilhetes do Tesouro a um preço superior ao seu valor facial. Imaginemos: compraram a 105 quando o seu valor é de 100. Caso o investidor fique com o título até à maturidade, ele vai perder dinheiro. Pode entretanto vender em mercado secundário e anular a potencial perda ou até ganhar dinheiro, dependendo das condições do mercado.
Por que razão compram? Tem sobretudo a ver com as taxas de juros do Banco Central Europeu (BCE). Para um banco depositar dinheiro junto do banco central, a taxa de depósito do BCE é de -0,4%. Ou seja, é uma taxa mais punitiva do que aquela que se verifica se emprestar dinheiro a um Estado.

Obrigado,

Alberto Teixeira
Alberto Teixeira
Alberto Teixeira

Obrigado pelo seu comentário.

Dispersão diz respeito à parte do capital da empresa que passa a estar disponível em bolsa. 

Os critérios da Euronext definem que a dispersão mínima tem de ser de pelo menos um milhão de euros. Isto para assegurar um nível de liquidez adequado no mercado.

Alberto Teixeira
Alberto Teixeira

Caro pmprego,

Obrigado pelo seu comentário. De facto, a política monetária ajuda a explicar o assunto. Mas não explica tudo, conforme sublinharam tanto Filipe Silva (Banco Carregosa) e como David Schnautz (Commerzbank).

Cumprimentos,

Alberto Teixeira
Alberto Teixeira
Alberto Teixeira

Caro Carlos Miguel Pereira, obrigado pela correção. Não foi um erro de conversão. Foi mesmo um lapso: não são mil milhões mas milhões apenas. Cumprimentos, Alberto Teixeira

Biografia

Entrou no jornalismo pela porta do Diário Económico, em 2010, onde esteve cerca de cinco anos. Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, com mestrado em Informação e Jornalismo (Universidade do Minho) e Economia Monetária e Financeira (ISCTE-IUL), trabalhou durante um ano (2015) como adjunto na Secretaria de Estado do Turismo. Escreve essencialmente sobre Mercados Financeiros.