BCP em novos mínimos arrasta PSI-20

  • Rita Atalaia
  • 29 Dezembro 2016

O banco liderado por Nuno Amado está em novos mínimos históricos, refletindo o nervosismo dos investidores em torno da banca europeia. Esta descida arrastou o PSI-20 para uma abertura no vermelho.

Com poucos investidores no mercado devido à época festiva, o dia deverá ser calmo nos mercados acionistas. O PSI-20 não deve fugir a esta tendência. A bolsa nacional abriu novamente em baixa, numa sessão dominada pelas perdas da energia mas também do BCP, novamente em mínimos históricos.

O índice de referência PSI-20 descia 0,44% para 4.631,38 pontos. “A ausência de notícias relevantes e o reduzido volume de negociação deverão continuar a caracterizar mais esta sessão da quadra natalícia”, refere o BPI. Esta ausência de catalisadores leva os investidores a focarem-se nos problemas em torno da banca europeia. Mais concretamente, no Monte dei Paschi, cuja intervenção do Estado tem pressionado o sistema financeiro do país e o setor europeu.

O BCP tem refletido esses mesmos receios. O banco liderado por Nuno Amado destaca-se novamente pela negativa, com as ações do banco liderado por Nuno Amado a recuarem 1,44% para 1,02 euros, um novo mínimo histórico. “O BCP liderou as perdas do PSI20 nas duas últimas sessões, tendo registado desvalorização superiores a 2%. A instituição tem vindo a ser influenciada não só por fatores específicos como também pela evolução da situação do banco Monte dei Paschi di Siena”, explica o BPI.

Mas a energia também está novamente a pressionar a bolsa nacional. A EDP recua 0,38% para 2,91 euros, enquanto a EDP Renováveis cede 0,39% para 5,87 euros. A petrolífera Galp Energia arranca a sessão em queda de 0,49% para 14,12 euros, “outro título a ter em consideração, já que o petróleo nestes dias tem estado no foco das atenções, perante a aproximação da concretização do acordo alcançado no passado dia 30 de novembro”, acrescenta o BPI. No retalho, a Jerónimo Martins também perde 0,52% para 14,43 euros.

Atualizado às 8h23 com mais informação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP em novos mínimos arrasta PSI-20

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião