Paschi pede ajuda. Governo italiano diz sim

  • ECO
  • 23 Dezembro 2016

O banco italiano não conseguiu atrair investidores para reforçar os seus rácios. Perante a situação de debilidade, vai pedir acesso a uma linha "cautelar", mas pode não ser o único.

O Banca Monte dei Paschi di Siena vai pedir ajuda estatal. O banco italiano, que é o mais antigo do mundo, não conseguiu atrair investidores para o seu aumento de capital, pelo que avançou com um pedido de acesso a uma linha “cautelar”.

Em comunicado, o Monte dei Paschi fez saber do pedido apresentado ao Executivo. Pier Carlo Padoan, o ministro das Finanças de Itália, confirmou esse pedido. E aceitou-o. “Esta intervenção irá garantir os rácios de capital do banco, permitindo-lhe prosseguir o seu plano de negócios”.

Padoan acrescentou que “o banco ficará assim com a capacidade para apoiar a economia italiana com a confiança dos seus depositantes e trabalhadores”. “Vamos ver se outros bancos pedem ajuda”, rematou.

O Governo aprovou esta quinta-feira um decreto que destina 20 mil milhões de euros para apoio de instituições bancárias com problemas financeiros, sendo que o Monte dei Paschi será o primeiro a utilizar essa linha.

O banco não conseguiu atrair procura suficiente junto dos investidores numa venda de ações, que terminou esta quinta-feira. Por isso, decidiu abandonar o plano de recapitalização, incluindo a troca de dívida por ações.

Os bancos italianos são fonte de preocupação, tanto devido à sua dispersão – existem cerca de 700 -, como à dimensão do crédito malparado, que está estimado em 360 mil milhões de euros, cerca de um terço do total da Zona Euro.

(Notícia atualizada com declarações do ministro das Finanças de Itália às 10h35)

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Paschi pede ajuda. Governo italiano diz sim

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião