Lisboa ou Porto? Já só há quatro euros a separar preço por noite

Uma noite em alojamento local em Lisboa custa apenas quatro euros mais do que no Porto, um valor bastante inferior ao ano passado, quando se fixava em 22,4 euros.

Ficar hospedado no Porto ou em Lisboa custa quase o mesmo. Apesar de a capital continuar a ser mais cara, com uma noite em alojamento local a custar 101,9 euros, a diferença para o Porto é de apenas quatro euros. Essa diferença é bastante mais reduzida face ao ano passado, altura em que estes estavam separados por 30%, cerca de 20 euros.

Em agosto, ficar hospedado em Lisboa em regime de alojamento local custava 101,9 euros por noite, enquanto no Porto esse valor caía para 97,9 euros. Ou seja, uma diferença exata de quatro euros, de acordo com os dados da Confidencial Imobiliário (CI). Em termos percentuais, esse gap é de 4%, bastante menor do que o verificado em outubro do ano passado (30%), quando a diferença entre noites se fixava nos 22,4 euros.

“Esta atenuação da diferença de preços entre as duas cidades é resultado do contínuo crescimento da procura no Porto e da sua gradual afirmação como destino turístico, uma conjugação de fatores que permitiu a este mercado inverter a anterior lógica de competição pelo preço que era predominante numa altura em que a oferta cresceu de forma muito expressiva”, diz Ricardo Guimarães, da CI, em comunicado.

Na capital, é no Chiado-Bairro Alto onde as estadias são mais caras, com uma média de 138,4 euros por noite, embora na zona do Castelo-Alfama uma noite custe, em média, 109,9 euros. Mais a norte, é o centro histórico do Porto que lidera a tabela, com uma média de 104,6 euros por noite, à frente de Miragaia (98,3 euros) e Bonfim (91,8 euros).

No terceiro trimestre do ano, as diárias médias anuais no alojamento local cresceram face ao ano passado: 17,5% na cidade do Porto e 11,6% na cidade de Lisboa, de acordo com os dados mais recentes do Índice de Alojamento Local da CI.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa ou Porto? Já só há quatro euros a separar preço por noite

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião