Portugal teve 2,2 milhões de hóspedes e 6,7 milhões de dormidas no passado mês de julho. Menos do que em junho

Os estabelecimentos hoteleiros e similares registaram menos hóspedes e menos dormidas em julho, comparativamente aos valores apresentados no mês de junho.

Os estabelecimentos hoteleiros e similares registaram 2,2 milhões de hóspedes e 6,7 milhões de dormidas no passado mês de julho, menos 0,2% e 3,2%, respetivamente, do que os valores apresentados em junho. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) esta segunda-feira.

Portugal teve 2,2 milhões de hóspedes no setor hoteleiro, que proporcionaram 6,7 milhões de dormidas. Quanto a estas, é de referir que as dormidas dos residentes cresceram em 1,6%, enquanto as dos não residentes diminuíram em 4,5%. A estadia média, que está agora nas 3,09 noites, reduziu 0,6%, sendo que no caso dos residentes aumentou 2,6% e no casos dos não residentes diminui 1,8%.

Comparando com os primeiros sete meses do ano, o número de hóspedes sofreu um aumento de 1,6%, no entanto o número de dormidas recuou 0,3%. As dormidas em hotéis, que representam 66,2% do total, diminuíram 1,5%. As restantes tipologias também apresentaram reduções no número de dormidas, contudo a diminuição foi pouco expressiva no caso das pousadas

Os proveitos totais desaceleraram, perante este cenário — e face aos valores de janeiro a julho deste ano — 2,2 pontos percentuais. Em julho atingiram uma taxa de variação homóloga de 6,0%, 455,9 milhões de euros, e nos primeiros sete meses do ano registaram uma variação de 8,3%.

Ainda que os resultados sejam provisórios, estima-se que em 2017 o número de chegadas a Portugal de turistas não residentes tenha atingido os 21,2 milhões. A confirmar-se, tal número representa um aumento de 16,6% em relação a 2016.

E os outros mercados? Europeus são menos

Os 15 principais mercados representaram 86,8% das dormidas de não residentes. No caso específico dos mercados europeus, a diminuição é uma constante em todos eles.

INEINE

A taxa de dormidas de não residentes do mercado britânico, por exemplo, recuou 11,7% em julho. Em Espanha, esta taxa também sofreu uma diminuição, embora não tão acentuada (menos 5,9%). As dormidas de hóspedes da Alemanha desceram 1,6% no passado mês de julho e, de França reduziram 5,9%.

A maior diminuição no número de dormidas de não residentes durante o mês de julho coube, no entanto, à Polónia, que registou uma queda de 21,7%.

Do outro lado da linha, a registar crescimento, estão os mercados canadiano (48,5%), norte-americano (33,6%) e brasileiro (11,6%). Nos primeiros sete meses do ano, o destaque vai para os mesmos mercados (+18,7%, +22,0% e +11,5%, respetivamente).

(Notícia atualizada às 11h55)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal teve 2,2 milhões de hóspedes e 6,7 milhões de dormidas no passado mês de julho. Menos do que em junho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião