15 apps para ajudar a fazer as compras de Natal

Da preparação à compra, passando pela poupança. O ECO reuniu 15 apps que podem ser ferramentas úteis para fazer as compras de Natal, com sorte sem ter de sair de casa.

Falta uma semana para o dia de Natal. A azáfama das compras dos presentes e dos acepipes para a consoada já é grande. Lojas cheias e filas de trânsito junto aos centros comerciais são o espelho mais visível da corrida às compras da quadra. E tudo indica que o cenário se vai agravar ainda mais à medida que o Natal se aproxima. Mas há formas de evitar toda essa confusão. A solução para muitos problemas pode estar apenas à distância do smartphone.

Há um grande conjunto de apps que podem ajudar não só a preparar a quadra natalícia, como na difícil missão da compra dos presentes e dos produtos para a consoada. Algumas também ajudam a poupar algum dinheiro em todo esse processo. O ECO selecionou um conjunto de 15 apps gratuitas que podem ajudar desde a preparação e organização das compras à respetiva realização.

Para preparar e controlar

A definição de um orçamento e a realização de uma lista de compras são dicas muito relevantes para não perder a noção aos gastos das compras de Natal, mas também para evitar deixar alguém sem presente no sapatinho. Há diversas apps que podem ajudá-lo a definir tudo isso e a não perder o controlo ao planeamento da quadra.

A The Christmas Gift List é uma das ferramentas que o pode ajudar nessa missão. A app permite mantê-lo a par da sua lista de presentes, o que ainda lhe falta comprar, quanto quer gastar ou ideias sobre o que pode comprar. Pode ainda partilhar a sua lista com outras pessoas que fazem parte dos seus contactos ou adicionar locais onde pode comprar o presente ideal.

Esta aplicação permite ainda visualizar estatísticas das suas compras, através da elaboração de gráficos. Existem duas versões da app, sendo que a The Christmas Gift List Lite é gratuita. Esta aplicação está disponível apenas para dispositivos com sistema operativo iOS.

Do mesmo género é a Christmas Gifts and Budged, uma aplicação que está disponível gratuitamente para equipamentos Android. Esta app permite introduzir ideias de prendas de modo a não as esquecer, associá-las a família e amigos de modo a não se esquecer de ninguém, definir um orçamento e acompanhar as despesas de modo a não o ultrapassar, bem como marcar as compras que já foram efetuadas.

Também é possível proteger a sua lista com uma password. Todos os anos é aberta uma nova lista, sendo as anteriores arquivadas, o que permite estar sempre a par dos presentes que já deu e evitar assim repetições.

Comparar para poupar

O Natal pode ser a desculpa perfeita para “perder a cabeça” nas compras, mas não tem de ser necessariamente assim. Na compra dos presentes ou dos artigos para compor a mesa da consoada também é possível poupar. Neste campo também existem diversas apps que o permitem fazer.

A Sapo Promos é uma ferramenta que pode ajudar a baixar de forma significativa a fatura final das compras de Natal. Para que não perca o fio ao diversificado leque de campanhas promocionais, a Sapo Promos junta numa única aplicação todos os folhetos de promoções que encontra no mercado. Sejam estes para as compras do supermercado, de artigos para a casa, de tecnologia ou para a aquisição dos brinquedos que vão satisfazer os desejos dos mais pequenos com direito a desconto. Esta app está disponível gratuitamente tanto para sistema Android como para iOS.

No comparar está grande parte do segredo para poupar. E neste campo o KuantoKusta pode ajudar. Esta app permite ir à procura do melhor preço, já que possibilita a comparação dos preços de produtos de diferentes áreas em centenas de lojas. Essa pesquisa é possível por categorias de produto, referência, marca ou através do scan do código de barras.

Com esta ferramenta também é possível criar uma lista dos seus produtos preferidos e acompanhar a evolução dos respetivos preços. Esta aplicação está disponível gratuitamente, estando disponível tanto para sistema iOS como Android.

Uma ajuda para comprar

  • Compor a consoada

Depois de procurar as melhores promoções chega a hora de avançar para as compras de supermercado. Se o puder fazer a partir do conforto do sofá, evitando perder tempo com as longas filas dos caixas, melhor. O Continente tem uma app à medida, já que permite fazer compras e recebê-las num local à escolha, desde que seja em Portugal Continental. A aplicação Continente é gratuita e está disponível tanto para sistema iOS como Android.

A El Corte Inglés Supermercado permite fazer o mesmo. Esta loja online organiza-se automaticamente de acordo com os gostos do consumidor que podem passear pelos corredores virtuais e encher o cesto de compras como num supermercado físico. O cliente pode optar pela entrega ao domicílio ou recolher o seu pedido numa loja El Corte Inglés ou num dos picking points disponíveis com o serviço Click&Car. Esta app também é gratuita e está disponível tanto para dispositivos com sistema iOS ou Android.

  • Tecnologia

Excluindo as meias e os pijamas, os gadgets e a tecnologia são os reis dos presentes de Natal. Se o objetivos for apostar em compras tecnológicas e evitar a confusão dos centros comerciais, a Gearbest promete cumprir os objetivos. Mas nesta app, que está disponível apenas em inglês, vai conseguir encontrar muito mais entre 110 mil produtos de 140 categorias diferentes. Uma das suas vantagens é o facto de permitir fazer compras com preços exclusivos, mas também criar listas de produtos favoritos, ler avaliações dos produtos, bem como localizar as encomendas. A Gearbest está disponível de forma gratuita para dispositivos iOS e Android.

Mas a Amazon é seguramente a rainha das compras online, e a sua app uma ferramenta muito útil para comprar artigos de diferentes categorias, com destaque para a tecnologia. Ao fazer as compras através da loja de Espanha pode conseguir ainda que as compras lhe cheguem a casa sem custos. A poucas semanas do Natal, a Amazon anunciou que as encomendas feitas a partir do site espanhol acima dos 29 euros ficam isentas do pagamento de portes de envio. No caso dos livros basta que o pedido exceda os 19 euros. Para além de fazer compras, também pode fazer listas de compras e ver comentários. A app está disponível para Android e iOS, gratuitamente.

  • Vestuário

Se o objetivo passa por colocar no sapatinho roupa ou acessórios de moda, a opção de escolha é muito vasta no universo das apps. Reunimos apenas alguns exemplos de aplicações que dão acesso a um conjunto diversificado de artigos. A Spartoo é uma das opções para fazer compras deste género, permitindo encontrar desde roupa a sapatos, de mais de mil marcas. A Showroomprive é outra montra onde pode encontrar o presente à medida, destacando-se pelo facto de ter promoções todo o ano. A opção “entrega em 72h” também pode ser muito útil, sobretudo se o tempo até ao Natal escassear. Esta app também é gratuita e está disponível para iOS e Android.

A ASOS também tem o mesmo espírito, sendo possível aceder através da app desta loja a artigos de moda e de beleza de mais de 850 marcas. Esta possibilita a sincronização de listas de produtos entre diferentes dispositivos, bem como registar o cartão de crédito através da câmara e incluir alertas de promoções. A aplicação está disponível para Android e iOS, sendo que neste último caso é compatível com Apple Pay.

Numa altura em que muitos portugueses se têm deixado seduzir pela prática de desporto, a escolha de artigos desportivos para colocar no sapatinho pode ser uma boa opção. A Sports Direct pode ser uma ferramenta útil para tal. A aplicação agrega mais de 800 marcas com diferentes tipos de artigos, mas com foco nas marcas de desporto. Está disponível para Android e iOS de forma gratuita, sendo que também dá para sincronizar as listas de compras nos diferentes tipos de dispositivos.

  • Diversos

Tanto o OLX como o Custo Justo são páginas de classificados online onde também pode encontrar presentes de Natal entre artigos usados e novos, sendo possível encontrar preços atrativos nos acessórios para computadores ou perfumes, telemóveis ou mesmo berços. Qualquer destas duas plataformas dispõe de uma app que está disponível tanto para sistemas Android como iOS e também de forma gratuita.

“Tudo o que quiseres entregue em minutos”. O slogan é da Glovo, uma app especializada na recolha e entrega de produtos de diferentes tipos. Por que não utilizar esse serviço para ir buscar e entregar-lhe no conforto do lar as prendas que comprou. Para além de comida, também pode ir à farmácia buscar uma encomenda ou a uma loja de outro tipo qualquer. Tem a vantagem de acompanhar em tempo real o percurso do ser pedido. A app está disponível para dispositivos Android e iOS e é gratuita.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

15 apps para ajudar a fazer as compras de Natal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião