Revista de imprensa internacional

Lá fora olha-se para as eleições angolanas, o papel da mulher de Macron, a multa à Johnson & Johnson e a nova aquisição da indústria do tabaco. Na Europa há uma aliança contra aquisições estrangeiras.

É já esta quarta-feira que os angolanos decidem quem vai ser o próximo presidente de Angola. [Leia tudo sobre as Eleições em Angola aqui] Outrora uma colónia portuguesa, atualmente a situação reverteu-se com a conquista de vários negócios portugueses por parte do capital angolano — quem o diz é o The New York Times. A marcar a atualidade internacional está também uma aliança entre Itália, França e Alemanha, assim como uma multa à Johnson & Johnson, uma aquisição no mundo do tabaco e o papel de Brigitte no Governo francês.

Reuters

Italianos, franceses e alemães unidos para travar aquisições estrangeiras

Os principais Estados-membros da União Europeia querem que a Comissão Juncker reforce a regulação já existente para evitar que empresas estrangeiras façam aquisições na Europa. Um dos casos concretos que preocupa Itália, Franca e a Alemanha — os autores de uma carta divulgada na imprensa italiana — é a expansão europeia das empresas públicas chinesas. A carta é datada de 28 de julho.

Leia a notícia completa aqui. (Conteúdo em inglês / Acesso gratuito)

The New York Times

Johnson & Johnson multada em 417 milhões de dólares

A empresa de produtos dedicados a bebés foi multada em 417 milhões de dólares devido a uma queixa de uma rececionista que desenvolveu cancro nos ovários depois de aplicar o pó da marca no períneo durante décadas. A decisão foi apoiada em estudos realizados por cientistas de Gales em 1971 cujos resultados apontavam para uma ligação entre o pó talco e o desenvolvimento de cancro.

Leia a notícia completa aqui. (Conteúdo em inglês / Acesso condicionado)

Financial Times

Nova aquisição na indústria do tabaco

A Japan Tobacco vai comprar a segunda maior empresa de tabaco das Filipinas. Em causa está um negócio de mil milhões de dólares para a aquisição da Mighty Corporation, que tem 23% do mercado no país. A confirmar-se será o segundo negócio da empresa japonesa no mesmo território. No início do mês, a Japan Tobacco tinha adquirido a Karyadiba Mahardhika, sediada na Indonésia, por 667 milhões de dólares.

Leia a notícia completa aqui. (Conteúdo em inglês / Acesso gratuito)

Politico

Brigitte não será primeira-dama, não terá orçamento nem salário

Macron queria criar um papel mais importante para a sua mulher, Brigitte Macron, dentro do Governo francês, mas fonte oficial do Eliseu confirmou que Brigitte não terá um orçamento próprio nem um salário. As suas prioridades serão as alterações climáticas e a luta contra a violência em mulheres e crianças. Além disso, a mulher do presidente francês poderá apoiar eventos de caridade ou com um caráter cultural e social. No início do mês, Macron tinha proposto a criação do título de primeira-dama.

Leia a notícia completa aqui. (Conteúdo em inglês / Acesso gratuito)

The New York Times

Angola e Portugal: O colonizado passou a colonizador

Quem o diz é o The New York Times que dedica esta terça-feira um artigo à relação histórica entre Portugal e Angola. O jornal norte-americano descreve como a relação entre os dois países reverteu-se, com os angolanos a conquistarem os portugueses. O NYT dá exemplos: as compras de casas em Cascais, as compras na Avenida da Liberdade e aquisições de empresa. As eleições angolanas ocorrem esta quarta-feira.

Leia a notícia completa aqui. (Conteúdo em inglês / Acesso condicionado)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião