Já há um cartão de crédito com leitor de impressões digitais

A Mastercard está a testar um novo tipo de cartão de crédito com um leitor de impressões digitais incorporado. A solução já é aceite num leque restrito de estabelecimentos em África do Sul.

Já há um cartão de crédito com leitor de impressões digitais. A tecnologia tem o carimbo da Mastercard MA 0,35% e serve para autorizar pagamentos através da identificação do titular. Os utilizadores deste cartão só têm de registar a impressão digital no banco para que este seja emitido com os dados biométricos do titular.

Para já, é uma inovação que está a ser testada num conjunto muito restrito de espaços na África do Sul: segundo o jornal espanhol El Economista, é emitido pelo Absa Bank (filial do Barclays em África) e permite pagamentos nos supermercados Pick and Pay. Mas o novo cartão da Mastercard é suportado, ainda assim, pela generalidade dos terminais de pagamento já existentes, o que joga bastante a favor desta tecnologia.

Segundo o jornal, o cartão inclui um chip no canto superior esquerdo e o leitor de impressões digitais fica no lado exatamente oposto. Quando o utilizador insere o cartão no terminal, o polegar fica exatamente sobre a superfície que regista o padrão da impressão digital. O cartão faz depois corresponder esse padrão com o que foi registado pelo banco no interior do cartão. Caso verifique a identidade do titular, a transferência é aprovada pelo banco.

Ilustração do novo cartão da Mastercard. À esquerda, o chip. À direita, o leitor de impressões.Mastercard, via BBC

Dados biométricos são uma tendência

Cada impressão digital é única, assim como cada íris do olho. Estes são apenas dois exemplos de dados biométricos que têm vindo a ser adotados pela tecnologia para substituir outros métodos de autenticação menos seguros como, por exemplo, as passwords. A solução é já amplamente usada nos telemóveis mais recentes de gama média e alta, mas é uma tendência crescente no campo dos pagamentos com cartão e nos ATMs.

Outra tendência é o surgimento de métodos de reconhecimento de fraude com base na inteligência artificial. A própria Mastercard anunciou esta terça-feira, em Portugal, um produto deste género, chamado Decision Intelligence. Segundo a marca, “a solução utiliza tecnologia de inteligência artificial para ajudar as instituições financeiras a aumentar a precisão das aprovações em tempo real de transações genuínas e reduzir as falsas recusas”, lê-se num comunicado.

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