Antes do derby, dívida do Benfica já atraiu 90 milhões

A SAD encarnada avançou para mais um empréstimo obrigacionista. Queria 50 milhões, mas decidiu aumentar o valor para 60. E mesmo assim não chega. A procura já vai bem acima.

Antes de entrar em campo para o derby lisboeta, o Benfica lançou-se em mais um desafio: obter mais financiamento através dos pequenos investidores, procurando afastar-se do crédito da banca. Avançou com uma emissão de obrigações no valor de 50 milhões de euros que acabou por rever para 60 milhões. Se o resultado na casa do Sporting está em aberto, o da operação de financiamento está ganho. Já conquistou bem mais dinheiro do que o que pretendia.

A emissão de obrigações arrancou a 4 de abril e fica concluída esta quinta-feira, 20 de abril, sendo que amanhã serão conhecidos os resultados finais. Até ao final da tarde ainda podem ser dadas ordens de subscrição, mas é garantido que haverá rateio tendo em conta a procura avultada que se está a fazer sentir por estes títulos de dívida dos encarnados. Fonte próxima do processo aponta que, ainda faltando este último dia de subscrição, as ordens introduzidas no sistema apontavam já para um montante próximo dos 90 milhões de euros.

O Benfica vai, assim, registar mais uma forte adesão aos seus títulos de dívida, ficando apenas a faltar saber se a procura neste último dia vai ser suficiente para superar a que se verificou no ano passado quando a SAD obteve 50 milhões de euros. A procura total na emissão de 2016 ascendeu a 129 milhões de euros, 2,59 vezes a oferta, com os encarnados a conseguirem atrair mais de 6.500 investidores atraídos pelas taxas elevadas que estas obrigações tendem a oferecer.

Se no ano passado o Benfica pagou 4,25%, na emissão deste ano, que conta com o mesmo prazo de três anos, a taxa foi revista em baixa. A taxa de juro dos cupões é fixa e igual a 4% ao ano, mas ao subscrever deve ter em conta as comissões cobradas pelos bancos. Estas comissões tendem a ser elevadas, encolhendo de forma expressiva a rentabilidade do investimento. Investimentos de baixo valor podem não compensar. A partir de 5.000 euros já pode ter um retorno atrativo.

Muitos milhões dos adeptos

O Benfica tem sido cada vez mais regular no recurso ao mercado de capitais para obter financiamento que visa substituir a banca pelo dinheiro do retalho. “É uma fonte de financiamento interessante quer para o Benfica, quer para os detentores de obrigações. É uma oportunidade para fazermos uma redução da nossa exposição à banca portuguesa e diminuir a nossa dívida”, afirmou Domingos Soares de Oliveira, administrador financeiro da SAD, no lançamento do empréstimo.

Benfica a subir… nos empréstimos

Fonte: CMVM

Estes 60 milhões de euros vão juntar-se aos 50 milhões angariados no ano passado, sendo que já em 2015 o Benfica tinha captado um montante elevado: 45 milhões. A história do Benfica nas emissões de empréstimos obrigacionistas começou em 2004, ano em que captou 15 milhões de euros. No total, os pequenos investidores, muitos deles sócios ou adeptos do clube, já permitiram ao clube da Luz financiar-se em 275 milhões de euros (sendo que os empréstimos mais recentes têm sido utilizados para liquidar os mais antigos).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Antes do derby, dívida do Benfica já atraiu 90 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião