Pharol cai 19% com a falência dos veículos financeiros da Oi na Holanda

  • Lusa
  • 20 Abril 2017

A justiça aprovou os recursos dos credores da Oi e determinou a falência dos veículos da operadora na Holanda. Entre eles, está Portugal Telecom International Finance. Pharol cai já 19%

A Oi, cujo principal acionista é a Pharol PHR 0,00% , informou hoje que o tribunal holandês aprovou os recursos interpostos por credores, determinando a falência dos veículos financeiros da operadora brasileira na Holanda. Com a notícia, as ações da Pharol estão em queda livre, derrapando 18,58% para os 0,276 euros.

“A Corte de Apelação Holandesa, em Amesterdão, Holanda, deferiu os recursos contra as decisões que haviam rejeitado os pedidos de conversão dos procedimentos de ‘suspension of payments’ [suspensão de pagamentos] relativos a cada um dos veículos financeiros da Oi na Holanda”, lê-se no comunicado da empresa, que se refere à Oi Brasil Holdings Coöperatief UA e à Portugal Telecom International Finance (PTIF), ambas em recuperação judicial.

Ações da Pharol em queda livre esta quinta-feira

Fonte: Bloomberg

O comunicado refere que o tribunal holandês determinou “que tais procedimentos sejam convertidos em procedimentos de falência na Holanda”. O documento explica que as decisões de hoje “estão restritas à jurisdição e lei holandesas, não são definitivas e serão objeto de recurso por parte da Oi Brasil Holdings e PTIF perante a Suprema Corte Holandesa”. A operadora brasileira reitera que a Oi Brasil Holdings e a PTIF “continuam em recuperação judicial no Brasil” e sublinha que “as presentes decisões não têm impacto sobre o dia-a-dia da companhia e suas atividades operacionais”.

“A Oi continua com sua operação saudável e forte atuação comercial, mantendo suas vendas, instalações, manutenção e investimentos”, diz a empresa. Além disso, acrescenta, as discussões sobre a melhor proposta de plano de recuperação judicial com credores, potenciais investidores e outros ‘stakeholders’ (partes interessadas) têm evoluído, de forma a submetê-la à aprovação da Assembleia de Credores, conforme os prazos e regras definidos na legislação.

Segundo a operadora, o objetivo é assegurar uma proposta que garanta a viabilidade operacional e a sustentabilidade da Oi e que atenda a todas as partes interessadas de forma equilibrada, permitindo que a Oi saia mais fortalecida ao final deste processo. A operadora de telecomunicações brasileira Oi entrou com um pedido de recuperação judicial em junho do ano passado porque não conseguiu negociar um total de 65,4 mil milhões de reais (19,5 mil milhões de euros) em dívidas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pharol cai 19% com a falência dos veículos financeiros da Oi na Holanda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião