Já foram processados 130 mil reembolsos do IRS

Segundo o Ministério das Finanças, os reembolsos do IRS estão a ocorrer a todo o gás. A ajudar está o IRS Automático e o prazo único de entrega, independentemente dos rendimentos dos contribuintes.

O Ministério das Finanças divulgou esta terça-feira que já foram processados 130 mil reembolsos do IRS. Ao todo, até à manhã desta segunda-feira, foram entregues 1,7 milhões de declarações. Desse valor, 376 mil foram submetidas através do IRS automático. Com base nestes dados, o Governo espera que se verifique uma redução do prazo médio de reembolso face a anos anteriores, depois de esse prazo ter subido de 2015 para 2016, de 30 dias para 36 dias.

Em comunicado enviado às redações esta terça-feira, o Ministério das Finanças revela que “os primeiros três mil reembolsos relativos ao IRS automático já foram processados no dia 11, tendo chegado à conta bancária dos contribuintes a partir da última quarta-feira”. Já na semana passada o ministro das Finanças, Mário Centeno, tinha dito na Assembleia da República que as primeiras 55 mil liquidações do IRS Automático seriam efetuadas até quinta-feira.

O compromisso do Executivo é que, em 2017, “o prazo médio de reembolso seja inferior ao do ano passado, quer para os contribuintes ao abrigo do IRS automático, quer para os contribuintes que ainda entregam a declaração nos termos habituais”. Em 2015, esse prazo médio foi de 30 dias, período que já com o atual Ministério das Finanças aumentou para os 36 dias em 2016.

Este ano, o gabinete de Mário Centeno registou um aumento das entregas registadas em 10% nos primeiros 17 dias do período de entrega do IRS 2016. “Um aumento que pode ser justificado pela facilidade de entrega do IRS automático e, também, pela aplicação de um prazo único de entrega, entre 1 de abril e 31 de maio, independentemente das categorias dos rendimentos dos contribuintes”, acrescenta o comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já foram processados 130 mil reembolsos do IRS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião