Senhorios poderão pagar IRS das rendas por escalões

  • ECO
  • 6 Abril 2017

Em vez de um subsídio para os senhorios -- chumbado no Parlamento -- o PS propõe agora que as rendas muito baixas tenham uma compensação fiscal para os senhorios, em vez da taxa igual de 28%.

A proposta do Bloco de Esquerda de um subsídio para os senhorios que alugam casas com rendas antigas que não têm a liberdade de aumentar foi reprovada esta semana no Parlamento, mas pode haver outro tipo de ajuda a caminho. O Jornal de Negócios (acesso pago) escreve esta quinta-feira que o IRS dos proprietários poderá passar a ser pago por escalões, com uma taxa mais favorável para os que recebem rendas congeladas.

Helena Roseta, deputada do PS, disse ontem no Parlamento que os escalões podem ser um caminho para tornar estas rendas mais rentáveis para os senhorios. “Hoje em dia os proprietários pagam todos 28%, e temos de criar escalões na fiscalidade para que estas pessoas [os senhorios] não tenham de pagar impostos sobre o que recebem, e que é muito pouco”, disse, citada pelo Negócios. “É esta a nossa ideia e estamos a trabalhar nela e a estudar a matéria”.

Não é uma ideia nova — a ideia de um subsídio ou outro tipo de ajuda para os proprietários deste tipo de casa já tem vindo a ser falada pelo mesmo desde o ano passado, quando Helena Roseta começou por avançar a ideia do subsídio que seria depois proposta pelo Bloco de Esquerda. A proposta foi reprovada com o voto contra do PS e abstenções dos comunistas, centristas e social-democratas.

A haver alterações na fiscalidade dos senhorios, não seriam introduzidas antes do Orçamento do Estado para 2018.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Senhorios poderão pagar IRS das rendas por escalões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião