Há mais empresas da Fortune 500 a investir em África

  • Lusa
  • 20 Março 2017

Houve um aumento de 17% no número de companhias nesta região em 2016, quando comparado com 2015. Joanesburgo continua a ser o principal destino dos investimentos.

O número de empresas que fazem parte do ranking da Fortune 500 que investem na região de África e do Médio Oriente subiu 17% no último ano, com Joanesburgo a ser o principal destino dos investimentos.

De acordo com um relatório da Infomineo, uma consultora de negócios focada no Médio Oriente e África (MOA), “no geral, houve um aumento de 17% no número de companhias nesta região em 2016, quando comparado com 2015, com Joanesburgo a ser o principal destino em África”.

O documento especifica que no ano passado “195 empresas do índice Fortune 500 estabeleceram uma sede regional na MOA”, com Dubai a ser o destino mais popular para 138 empresas e os serviços financeiros a escolherem Londres como a sede para a análise desta região.

As empresas de tecnologia, por outro lado, preferem Casablanca ou Lagos, mas Londres continua a ser o destino preferencial para basear as operações e as análises sobre o Médio Oriente e África: “Dada a proximidade geográfica e a oferta de talento presente na cidade, Londres parece estar a desempenhar o papel de primeiro passo para o estabelecimento na região, especialmente para as empresas japonesas e norte-americanas”.

Entre os vários fatores que influenciam a escolha de uma cidade para basear as operações nesta região, o relatório da Infomineo salienta “o potencial do mercado local, a maturidade da indústria, a concorrência existente, a estabilidade política e a qualidade do mercado de emprego local, entre outras” e diz que as cidades mais atrativas são Dubai, Joanesburgo, Casablanca ou Nairobi.

A Infomineo é uma empresa de pesquisa especialista nestas regiões, com a missão de fornecer dados acertados e atualizados de que as empresas precisam para tomar decisões informadas, facilitar o investimento e, assim, criar empregos e oportunidades económicas, segundo o seu site.

PUB

Comentários ({{ total }})

Há mais empresas da Fortune 500 a investir em África

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião