Garcia Leandro: Portugal pode ajudar China a conhecer os países africanos lusófonos

  • Lusa
  • 19 Fevereiro 2017

Garcia Leandro, ex-governador de Macau, defendeu que Portugal pode ter um papel importante em dar a conhecer à China os países africanos lusófonos.

O antigo governador de Macau, Garcia Leandro, considerou hoje à Lusa que Portugal pode ter um papel importante na ajuda que os chineses ainda precisam para conhecer melhor o mundo, principalmente os países africanos. “A China não conhece bem o mundo e portanto tem de descobrir cada zona para onde vai, e sobre os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) há uma relação trilateral que é vantajosa para todos, porque há a possibilidade de haver uma intermediação e ajuda dos portugueses para colmatar essa dificuldade de conhecimento que a China tem sobre África”, disse o general e presidente da Fundação Jorge Álvares.

Em declarações à Lusa no lançamento da conferência sobre as relações económicas entre os países de língua portuguesa e a China ‘Uma Ponte na Relação Económica entre a China e os Países de Língua Portuguesa’, que decorre na terça-feira, em Lisboa, Garcia Leandro salientou as boas relações entre o gigante asiático e Portugal.

“A China tem uma relação próxima connosco há 400 anos, a transição de Macau correu bem, mantém-se a continuidade, mas no caso dos investimentos chineses em África, eles não os conhecem tão bem”, porque “tem muitos quadros novos, mas com falta de conhecimento das regiões do mundo”, acrescentou. “Essa ajuda que Portugal pode dar já está a resultar, e o objetivo da conferência é trazer esse processo, que é feito a nível intergovernamental e interempresarial, para o conhecimento público”, vincou o general.

Há a possibilidade de haver uma intermediação e ajuda dos portugueses para colmatar essa dificuldade de conhecimento que a China tem sobre África.

Garcia Leandro

Ex-governador de Macau

A conferência de terça-feira “promove o debate de temas como o financiamento e capitalização de empresas no espaço de língua portuguesa e o Investimento em Infraestruturas com vista a reduzir as distâncias, aproximar as economias e estimular o desenvolvimento sustentável”, lê-se num comunicado distribuído hoje.

O tema do Financiamento e capitalização de empresas no espaço de língua portuguesa será debatido por um painel de especialistas do setor financeiro nos quais se incluem Pedro Reis (BCP), Pedro Correia (Santander) e Pedro de Oliveira Cardoso (BNU), contando ainda com a participação de Lingliang Xu (Fosun). Por seu lado, as exportações, a internacionalização e os investimentos na relação China – PLP serão também abordadas numa intervenção, que encerra o painel da manhã, do presidente da AICEP, Miguel Frasquilho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Garcia Leandro: Portugal pode ajudar China a conhecer os países africanos lusófonos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião