Disney bate recordes de bilheteira em 2016

  • Juliana Nogueira Santos
  • 20 Dezembro 2016

A produtora ultrapassou em cerca de 1,1 mil milhões de dólares os valores de bilheteira de 2015. Os principais responsáveis foram a Marvel e a saga "Star Wars".

O ano de 2016 não tem sido fácil para muitos, contudo a Disney não tem motivos para tristezas, tendo conseguido bater os números de bilheteira que alcançou em 2015, com um total de vendas de sete mil milhões de euros. No ano passado, os valores ficaram-se pelos 5,9 mil milhões.

Para este sucesso estrondoso da produtora contribuíram o lançamento de “Capitão América: Guerra Civil”, filme produzido pela sua subsidiária Marvel Studios, que rendeu 1,15 mil milhões de dólares. Os dois filmes do franchising “Star Wars” também foram uma peça-chave neste ano de 2016, tendo movido cerca de 1,03 mil milhões de dólares, ainda que um deles, “Star Wars: O Acordar da Força”, tenha estreado ainda em 2015.

O peso da subsidiária Lucasfilm, comprada em 2012 por quatro mil milhões de dólares, é inegável, esperando-se que os valores do novo “Rogue One” não se fiquem por aqui: em 2015, “O Despertar da Força” rendeu 1,3 mil milhões de dólares. A aproximação da época festiva e das férias leva a empresa a esperar resultados semelhantes a estes.

A animação, que sempre foi o ponto forte dos estúdios da Disney, tem sofrido com a onda de popularidade dos franchisings da marca — Marvel e Lucasfilm. Neste género, os filmes mais populares foram “Zootrópolis” e “À Procura de Dory”, tendo rendido 1.023 mil milhões e 1.022 mil milhões respetivamente.

Por contabilizar estão ainda os valores de bilheteira do filme “Vaiana”, o último filme de animação do estúdio, que foi alvo de uma campanha de marketing massiva, nacional e internacionalmente. Com estes, o total de vendas pode chegar aos oito mil milhões de dólares.

 

Lista dos filmes da Disney mais rentáveis de 2016 (em dólares)

  1. Capitão América: Guerra Civil — 1.15 mil milhões
  2. Zootrópolis — 1.023 mil milhões
  3. À Procura de Dory — 1.022 mil milhões
  4. O Livro da Selva — 966 milhões
  5. Star Wars: O Despertar da Força — 2.07 mil milhões (736 milhões em 2016, visto que estreou em dezembro de 2015)
  6. Doutor Estranho — 652 milhões (ainda em exibição)
  7. Rogue One: Uma História de Star Wars — 290 milhões (no fim de semana de estreia)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Disney bate recordes de bilheteira em 2016

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião