França tem o maior número de camas em alojamentos turísticos

O Eurostat divulgou o ranking dos países com o maior número de camas em alojamentos turísticos. Em 2016, França liderou o pódio, Itália ocupou o segundo lugar e Espanha o terceiro.

França é o país da União Europeia que regista o maior número de camas em estabelecimentos de alojamento turístico. De acordo com o Gabinete de Estatísticas europeu em causa estão 5,1 milhões de camas, ou seja, 16,4% do total da União. Logo a seguir, o país com maior número de camas foi Itália, com 4,9 milhões (15,8% do total da UE). Espanha ocupou o número três do pódio devido aos 3,5 milhões de camas ou 11,2%. Os dados são referentes a 2016.

Ao todo, no ano de 2016, a UE teve disponíveis 31,4 milhões de camas nos alojamentos turísticos, desde hotéis ou outras acomodações de curta duração a parques de campismo.

Em Portugal, em 2016, havia cerca de 567,8 mil camas em alojamentos turísticos, um aumento de 16,1 mil camas quando comparado ao período homólogo. De 2015 para 2016, os países que registaram um decréscimo no número de camas foram Espanha, Alemanha, Holanda, Grécia, Bélgica, Eslováquia, Chipre e Luxemburgo.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatísticas (INE), Portugal tem vindo a registar um aumento no número de alojamentos turístico, ao longo dos últimos cinco anos. Por exemplo, em 2012, havia 2.028 estabelecimentos deste tipo, mas em 2017 já era 5.840. Estes valores registam uma subida ainda maior se se tiver em conta a totalidade das unidades de Alojamento Local, já que o INE só contabiliza as que apresentam dez ou mais camas. Estas estatísticas, reveladas a se, precisam que, em julho 2017, “havia 5.840 estabelecimentos em funcionamento com uma capacidade de 402,8 mil camas”, um aumento face ao mesmo período do ano passado de 5,8%, “considerando o setor de alojamento turístico (hotelaria, turismo no espaço rural e de habitação e ainda o alojamento local)”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

França tem o maior número de camas em alojamentos turísticos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião