Há uma moeda portuguesa rara a ser leiloada online. Pode chegar aos 18 mil euros

  • ECO
  • 17 Maio 2018

Há um conjunto de moedas portuguesas a serem leiloadas online, entre as quais se destaca uma bastante rara, datada de 1703, com apenas três exemplares conhecidos.

Para os colecionadores de moedas, esta é uma boa oportunidade de tentar juntar mais uma à coleção. Há uma moeda portuguesa rara a ser leiloada online, com apenas três exemplares conhecidos. Datada de 1703, estima-se que esta moeda em prata possa ser arrematada por um valor entre os 16 e 18 mil euros. Ao todo, são 145 lotes de moedas nacionais, dos quais 60 são de ouro.

Desde 11 de maio que está a ser leiloada online na Catawiki, e o leilão termina no dia 21, pelas 19 horas. Trata-se de uma moeda de prata de 480 Réis, considerada “muito especial” pela leiloeira. Para além disso, caracteriza-se pelo elevado grau de raridade dos cunhos. Anteriormente, foi apresentada numa casa de leilões por 25 mil euros, e o especialista em moedas portuguesas Hélder Silva acredita que, desta vez, possa alcançar os 18 mil euros na Catawiki, depois de ter angariado uma licitação de nove mil euros no primeiro dia de leilão. “Esta moeda é, sem dúvida, a joia da coroa”, diz a leiloeira, em comunicado.

O Cruzado de prata distingue-se como uma das mais belas moedas portuguesas, quer pelos cunhos como pelas dimensões. As faces mostram, no anverso, as armas reais e, no reverso, a cruz de Cristo com a legenda adotada – IN HOC SIGNO VINCES [com este símbolo vencerás] – já desde o tempo de D. João III”, explica Hélder Silva.

Para além desta raridade, a Catawiki tem em leilão um conjunto de moedas portuguesas, composto por 145 lotes, numa receita estimada acima dos 145 mil euros. Incluídas estão várias moedas das antigas colónias portuguesas, como Angola, Brasil ou Moçambique. O leilão pode ser acompanho em tempo real no site da casa de leilões.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há uma moeda portuguesa rara a ser leiloada online. Pode chegar aos 18 mil euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião