REN prevê menos lucro e mantém dividendo até 2021

A distribuidora de energia já divulgou o plano estratégico para o período de 2018 a 2021, prevendo um lucro anual entre 110 milhões e 115 milhões de euros. Mantém o dividendo de 17,1 cêntimos.

A REN estima vir a ter um lucro anual entre 110 milhões de euros e 115 milhões entre 2018 e 2021 e vai manter o dividendo de 17,1 cêntimos por ação até 2021. A empresa prevê ainda um EBITDA entre 475 milhões de euros e 500 milhões de euros por ano e tem 400 milhões de euros para gastar em “oportunidades adicionais de crescimento”. A REN está a apresentar esta sexta-feira o plano estratégico para os próximos anos.

De acordo com o plano, que atualiza o guidance da empresa para a próxima temporada, o resultado líquido deverá chegar até aos 115 milhões de euros por ano. É menos do que os 125,9 milhões de euros que a empresa lucrou no ano passado, pelo que a distribuidora antecipa uma queda nos lucros face ao registado em 2017. Ainda assim, é mais do que o lucro de 100,2 milhões de euros reportados em 2016.

O EBITDA anual — lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações — deverá situar-se entre os 475 milhões de euros e os 500 milhões de euros. O intervalo está em linha com os 487,5 milhões de euros de EBITDA que a empresa reportou em relação ao exercício do ano passado. A política de dividendos para o período até 2021 deverá manter-se, com a empresa a propor distribuir aos acionistas 17,1 cêntimos por cada título.

Em relação ao investimento, a empresa indica no plano estratégico, apresentado esta sexta-feira no Capital Markets Day, que tem 400 milhões de euros para gastar em operações de consolidação. Isto depois de ter adquirido recentemente a Portgás, por 530 milhões de euros.

Esta quinta-feira, a REN apresentou uma queda de 3% no lucro do primeiro trimestre, que se fixou em 13,1 milhões de euros. Os resultados foram penalizados pelo “aumento do valor das amortizações, da evolução do resultado financeiro e da manutenção do reconhecimento do imposto extraordinário sobre o setor energético”, indicou a companhia numa nota enviada aos mercados.

(Notícia atualizada às 11h05 com mais informações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

REN prevê menos lucro e mantém dividendo até 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião