BCP adia assembleia geral eletiva da nova administração para 30 de maio

  • ECO
  • 23 Abril 2018

O Banco Comercial Português tinha previsto realizar a reunião magna a 15 de maio. A eleição da nova administração foi, agora, adiada para dia 30.

O Banco Comercial Português (BCP) decidiu adiar a assembleia geral de acionistas. Inicialmente estava prevista para acontecer a 15 de maio, mas a administração propôs uma nova data para a votação por parte dos investidores. A reunião onde será votada a nova administração terá, agora, lugar a 30 de maio.

“O Conselho de Administração do BCP hoje reunido, deliberou solicitar ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral a convocação da Assembleia Geral Anual do Banco para o próximo dia 30 de maio, pelas 14h30, no Edifício 8 do TagusPark, Porto Salvo”, refere o comunicado enviado à CMVM.

O banco liderado por Nuno Amado não aponta qualquer razão para o adiamento face à data indicativa de 15 de maio. Contudo, sabe o ECO, em causa está a aprovação dos novos nomes para o conselho de administração que têm ainda de receber “luz verde” por parte do Banco Central Europeu (BCE).

O regulador dos bancos da Zona Euro, o BCE, recebeu a lista da nova composição da administração no final de março. Ao contrário do que era pretensão da Fosun e da Sonangol, em vez de 19 administradores, o banco terá 17, com Miguel Maya a passar a CEO e Nuno Amado a chairman, substituindo António Monteiro.

Para desempenharem estas funções, Maya e Amado vão contar com o apoio de uma equipa que terá no máximo 17 gestores: seis executivos e 11 não executivos. Antes, o conselho de administração tinha 23 membros.

Na comissão executiva, Maya vai ter na sua equipa Miguel Bragança, José Miguel Pessanha, Rui Teixeira, João Nuno Palma e, mais recentemente, Maria José Barreto de Campos, no quadro do banco desde 1999.

(Notícia atualizada às 19h32 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP adia assembleia geral eletiva da nova administração para 30 de maio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião