Empresas pediram online para destacar mais de 1.500 trabalhadores para o estrangeiro

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 23 Abril 2018

Serviço online foi lançado a 12 de abril. Em menos de duas semanas registaram-se 616 pedidos, referentes a 1.570 trabalhadores. O pedido foi aceite no caso de 64 trabalhadores; rejeitado para 56.

Lançado há menos de duas semanas, o serviço online de destacamento de trabalhadores para o estrangeiro já registou 616 pedidos, que dizem respeito a 1.570 trabalhadores, indicou fonte oficial do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social ao ECO.

O pedido foi deferido no caso de 64 trabalhadores, tendo sido rejeitado para outros 56, adiantou a mesma fonte. Os restantes pedidos para destacamento estão ainda em análise.

A Segurança Social Direta disponibiliza desde 12 de abril uma nova funcionalidade para empresas que queiram destacar trabalhadores por conta de outrem para países da União Europeia, do Espaço Económico Europeu (Noruega, Islândia, Liechtenstein) ou para a Suíça. Até aí, o processo tinha de ser assegurado em suporte o papel. O balanço da nova medida agora apresentado pelo Ministério de Vieira da Silva refere-se ao período entre 12 de abril (data de lançamento da ferramenta online) e a manhã de 23 de abril.

Na altura do lançamento, fonte do Ministério do Trabalho explicou que o novo serviço online agilizava o processo de pedido de destacamento de trabalhadores, reduzindo custos de contexto (como deslocação aos serviços) e tempos de espera na emissão do documento A1. A empresa pode acompanhar todo o processo, bem como consultar pedidos já feitos, entregar documentos em falta, emitir comprovativo do pedido e ainda cancelar, cessar ou prolongar um destacamento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresas pediram online para destacar mais de 1.500 trabalhadores para o estrangeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião