Trump bloqueia OPA hostil da Broadcom a Qualcomm devido a “segurança nacional”

  • Lusa
  • 13 Março 2018

Em causa está a segurança nacional, diz Trump. Presidente norte-americano ordenou esta segunda-feira à empresa de Singapura Broadcom que termine as tentativas para comprar a Qualcoom.

O Presidente dos Estados Unidos ordenou hoje à empresa de Singapura Broadcom que termine as tentativas para comprar a norte-americana Qualcomm, pela qual lançou uma OPA hostil de 117 mil milhões de dólares, considerando que ameaça a segurança nacional.

“A aquisição proposta da Qualcomm está proibida e qualquer fusão, aquisição ou inclusão substancialmente semelhante, seja direta ou indireta, também está proibida”, afirma Donald Trump numa ordem presidencial.

O presidente norte-americano alegou que a operação de oferta pública de aquisição (OPA), que poderia ser a maior do setor tecnológico, na ordem dos 95 milhões de euros, “ameaça prejudicar a segurança nacional dos Estados Unidos”.

A OPA colocaria a maior companhia norte-americana de produção de microchips para telemóveis nas mãos de uma empresa sediada na Ásia.

A Broadcom lançou a OPA hostil sobre a Qualcomm em novembro do ano passado a um preço de 70 dólares (cerca de 57 euros) por ação, que aumentou para 82 dólares (66,5 euros).

A administração da Qualcomm rejeitou as ofertas e Trump determinou no início deste mês que a empresa da Califórnia atrasasse uma reunião na qual os acionistas poderiam nomear novos elementos para a administração que poderiam estar relacionados com a OPA.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump bloqueia OPA hostil da Broadcom a Qualcomm devido a “segurança nacional”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião