Governo quer mestrados de um ano e formações superiores curtas

  • Lusa
  • 15 Fevereiro 2018

Os estudantes do ensino superior vão poder frequentar mestrados de apenas um ano e os politécnicos vão ter doutoramentos, algo que, até agora, não era possível.

Alargar o recrutamento para formações superiores curtas e promover mestrados de um ano e “orientados profissionalmente” são alguns dos objetivos da modernização do Regime Jurídico e Graus e Diplomas do Ensino Superior, aprovados esta quinta-feira em Conselho de Ministros.

De acordo com a comunicação política, as principais ações da Modernização do Regime Jurídico de Graus e Diplomas do Ensino Superior (ES) contemplam ainda o “reforço das exigências sobre a capacidade das instituições de ES desenvolverem atividades de investigação e desenvolvimento como condição necessária para atribuição de graus académicos, em especial exigindo que os doutoramentos sejam atribuídos apenas por instituições associadas a unidades de Investigação e Desenvolvimento [I&D] com nota mínima de muito bom”.

Neste domínio, o Governo pretende “fazer depender a acreditação de ciclos de estudos conducentes ao grau de doutor da avaliação da capacidade institucional de I&D e não do subsistema em que a instituição se integra”. Outro objetivo é “reforçar a componente de investigação nos doutoramentos em detrimento da componente curricular e permitindo a sua realização em qualquer ambiente de produção de conhecimento fora do ensino superior, o que permite a melhor integração de doutorados em instituições e empresas”.

Reforçar as exigências de integração em carreira do corpo docente para efeitos de acreditação de ciclos de estudos, de modo a promover o desenvolvimento de carreiras académicas e científicas em instituições públicas e privadas e o recrutamento de doutorados”, é outra das medidas indicadas na lista de “principais ações”. Outra iniciativa é “fixar legalmente as condições de funcionamento de ciclos de estudos portugueses no estrangeiro”. A isto, soma-se a decisão de “alargar a capacidade de recrutamento de estudantes com experiência profissional para a frequência de formações superiores curtas (Cursos Técnicos Superiores Profissionais).

Tal permite, “em virtude de uma alteração no sistema de creditação, que estes alunos possam obter o diploma em prazo de um ano, mantendo a relação com a atividade profissional que atualmente desenvolvam”. Outra pretensão é “modernizar a pós-graduação e promover a mobilidade dos estudantes entre o primeiro e o segundo ciclos de estudos, reduzindo ao mínimo indispensável os mestrados integrados”. A alternativa é promover “um novo tipo de mestrados orientados profissionalmente com duração típica de um ano”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo quer mestrados de um ano e formações superiores curtas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião