FT: Portugal tem três escolas no top mundial dos mestrados em gestão

Entre os 95 melhores mestrados em gestão do mundo, há três programas portugueses: Universidade Nova, Católica e ISCTE. Ranking é do Financial Times. Nova ocupa a melhor posição: 17º lugar.

Portugal coloca três programas de mestrado em gestão entre os melhores do mundo, segundo o ranking do Financial Times Global Masters In Management 2017 (acesso pago), que elege os melhores 95 mestrados do mundo. As escolas portuguesas são a Nova SBE, a Católica Lisbon e a ISCTE Business School. E a Católica Lisbon aparece mesmo em terceiro lugar a nível mundial no que respeita à evolução do percurso profissional.

O mestrado em gestão da Nova School Business and Economics, intitulado “International Masters in Management” é o melhor classificado, aparecendo no 17.º lugar, posição que já ocupava o ano passado. Manté-se assim no top 20.

Daniel Traça, Dean da Nova SBE, adianta que “estes resultados confirmam a estratégia de excelência e internacionalização da escola”. “Continuaremos focados na nossa missão de inspirar os alunos a desenvolverem o seu talento e encontrar o propósito de se tornarem os changemakers de amanhã”, acrescenta, num comunicado enviado às redações.

O Master in Management da Católica-Lisbon surge na 38.ª posição, ex quo com a Copenhagen Business School, da Dinamarca. A Católica sobe 14 lugares no ranking face ao ano passado e alcança a melhor posição de sempre.

O ranking é feito a partir de 17 indicadores que avaliam, a qualidade da escola e do mestrado em três dimensões, nomeadamente ao nível do progresso de carreira dos graduados, da diversidade da escola e da experiência e investigação internacional. E no que toca à evolução do percurso profissional, a Católica-Lisbon surge como a terceira melhor escola do mundo, e a segunda da Europa. O critério intitulado career progress considera a evolução do percurso profissional entre a conclusão do mestrado e os três anos seguintes.

“É com grande satisfação que vemos que os nossos programas atraem cada vez mais estudantes talentosos, reconhecidos internacionalmente pelo mercado”, diz Guilherme Almeida e Brito, Acting-Dean da Católica-Lisbon. “Orgulhamo-nos de contribuir para a sua preparação e de servir como rampa de lançamento para um futuro profissional brilhante”, acrescenta. Para o Acting-Dean da Católica-Lisbon, a instituição irá continuar com o compromisso de “contribuir para uma formação de topo em Portugal e no estrangeiro”.

Já o ISCTE Business School faz a sua estreia neste ranking, entrando para o 84.º lugar com o programa “Msc in Business Administration”.

Para José Paulo Esperança, Dean da ISCTE Business School, “esta classificação é extremamente valiosa porque melhora a visibilidade internacional e vem reconhecer o trabalho desenvolvido pela escola desde a sua fundação”. José Paulo Esperança reforça o facto de “esta classificação apenas ser possível devido à obtenção de uma das principais acreditações académicas internacionais no ano passado — a AACSB”.

O top do ranking do Financial Times não mexe há três anos consecutivos. Na primeira posição surge a University of St Gallen, na Suíça, seguida pela HEC de Paris. Já a terceira posição pertence a Espanha, com a IE Business School, que em 2016, ocupava o sétimo lugar.

De resto, é preciso descer até à 21.ª posição para encontrar uma escola fora da Europa, o que acontece com a Indian Institute of Management Ahmedabad, da Índia. Portugal é o sexto país com mais escolas de gestão contempladas no ranking.

O Financial Times realiza ao longo do ano cinco rankings para diferentes áreas, e no final do ano define as melhores Business Schools.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

FT: Portugal tem três escolas no top mundial dos mestrados em gestão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião