Energia anima bolsa, Lisboa volta a sorrir três sessões depois

Há três sessões em queda, Lisboa voltou hoje a despertar com sorrisos, sobretudo graças à boa energia da EDP, EDP Renováveis e da Galp.

Depois de três sessões em queda, a bolsa nacional volta a despertar com sentimento mais positivo. Em destaque no arranque da sessão está sobretudo o setor energético, com EDP, EDP Renováveis e Galp a imprimirem um ritmo confiante nesta terça-feira.

O PSI-20, o principal índice português, começou o dia ligeiramente abaixo da linha de água. Mas não foram precisos cinco minutos para voltar para terreno positivo e avança agora 0,12% para 5.627,54 pontos.

Dez cotadas dão suporte na abertura da praça portuguesa, mas são os pesos pesados EDP, EDP Renováveis e Galp — as ações com maior importância em Lisboa — que estão a dar conta do recado. As duas elétricas da família EDP avançam ambas em torno de 0,3%. E a Galp soma 0,8% — o ECO noticiou esta segunda-feira que a petrolífera portuguesa estuda parcerias para ir a leilão no México no final do mês.

Nota ainda para os CTT, que recuperam das quedas acentuadas das últimas duas sessões, penalizados pela decisão da Anacom de apertar os critérios de qualidade do serviço postal universal. As ações dos Correios ganham esta terça-feira 1,82% para 3,58 euros.

“Após o forte início do ano, tínhamos antecipado que alguns dos títulos que até à data tinham liderado o rally da bolsa nacional (BCP, CTT, Sonae) poderiam sofrer uma correção de curto prazo, a qual não deveria invalidar a tendência de fundo”, salientam os analistas do BPI no seu Diário de Bolsa. “Apesar de após essa altura as referidas ações se terem valorizado mais um pouco, nas últimas sessões começaram a corrigir. Agora, a questão que se coloca é saber até onde se prolongará essa correção”, explicam ainda.

Lá por fora, os mercados acionistas europeus iniciam o dia com ganhos tímidos. Melhor arranque para a bolsa de Paris, que se apresenta em alta de 0,28%. Em Madrid e Milão, os primeiros minutos da sessão não vão além dos 0,1% acima da linha de água.

No mercado cambial, o euro tem vindo a valorizar-se de forma acentuada neste início de ano. Negoceia no valor mais alto dos últimos três anos. Esta terça-feira corrige ligeiramente em baixa, seguindo a desvalorizar 0,1% para 1,2252 dólares.

(Notícia atualizada às 8h30)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Energia anima bolsa, Lisboa volta a sorrir três sessões depois

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião