Seca: custos de produção de eletricidade sobem mais de 50%

  • ECO
  • 22 Novembro 2017

A substituição da energia hídrica por energia térmica tem impactos económicos e ambientais, aponta a EDP. Não só aumentam os custos de produção como também os níveis de CO2.

A seca dita que se poupe a água nas albufeiras, afetando assim a produção de energia hídrica. A alternativa, energias fósseis, dita um aumento dos custos de produção acima dos 50% para além de causar danos ambientais.

A EDP está a produzir significativamente menos energia hídrica. A energética produziu menos 40% em comparação homóloga. Isto é o mesmo que metade do valor de um ano médio. O responsável da produção de energia hídrica da EDP, Vítor Silva, revelou os números em entrevista à Antena 1.

Para compensar as quebras na produção de energia hídrica, duplicou a produção a partir de carvão e gás natural. Como consequência, o custo médio da eletricidade vendida subiu 53% em comparação com os nove primeiros meses de 2016, revelam as contas da EDP. Em termos de impacte ambiental, a empresa regista um aumento de cerca de 40% nas emissões de CO2 na Península Ibérica.

A albufeira de Castelo de Bode tem um armazenamento “confortável para a situação em que vivemos” porque foi limitado o funcionamento da central. A Aguieira, que abastece grande parte da região centro, é um dos casos em que o armazenamento é mais baixo — mas é desta Albufeira que está a ser levada a água até Fagilde.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Seca: custos de produção de eletricidade sobem mais de 50%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião