Lisboa interrompe ciclo de ganhos. BCP pressiona

  • Rita Atalaia
  • 20 Setembro 2017

Depois de oito sessões em alta, a praça portuguesa encerrou no vermelho. A bolsa nacional foi arrastada pelas perdas do BCP, com o banco liderado por Nuno Amado a cair quase 2%.

A bolsa nacional encerrou no vermelho. Depois de oito sessões em alta, a praça portuguesa voltou a provar as perdas, pressionada pela queda expressiva do BCP. O banco liderado por Nuno Amado recuou quase 2%, num dia que continuou a ser marcado pelo alívio dos juros da dívida portuguesa.

O PSI-20, o principal índice de referência, perdeu 0,16% para 5.294,66 pontos, acompanhando a tendência no resto da Europa. A bolsa nacional interrompe assim o ciclo de subidas mais longo em mais de um ano, quando já acumulava uma valorização de 13% em 2017. A queda desta quarta-feira foi sobretudo provocada pela descida do BCP. A instituição financeira cedeu 1,81% para 22,80 cêntimos, depois de arrancado no verde. Este desempenho acontece num dia em que os juros a dez anos continuaram a aliviar, tocando os 2,389%.

PSI-20 interrompe ciclo de subidas mais longo em mais de um ano

Ainda do lado das perdas, destaque para os CTT (-1,26%), EDP (-0,46%) e Pharol (-2,39%). A contrariar este sentimento esteve a Galp Energia, que valorizou quase 1% para 14,45 euros, com a petrolífera a beneficiar da subida de perto de 2% dos preços do petróleo nos mercados internacionais. Mas também a Jerónimo Martins — a retalhista subiu 0,45% para 16,64 euros.

Tanto na Europa, como nos EUA, os investidores mantiveram-se cautelosos, à espera da conclusão da reunião da Reserva Federal dos EUA. No final da tarde, Janet Yellen vai realizar uma conferência de imprensa onde poderá dar mais pistas sobre a redução do balanço do banco central, bem como sinalizar quando deverá subir novamente as taxas de juro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa interrompe ciclo de ganhos. BCP pressiona

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião