Da novidade à utilidade, o que faz a diferença no iOS 11?

  • Juliana Nogueira Santos
  • 20 Setembro 2017

Novos emojis, uma assistente pessoas menos robótica.... O novo iOS traz tantas novidades, mas quais vão ser as que lhe vão ser mesmo úteis?

Com o anúncio de um novo iPhone chega sempre um novo sistema operativo. Há duas semanas ficámos a conhecer o iPhone 8 e o iPhone X, as apostas da Apple para a próxima temporada, com um deles a surgir pouco surpreendente e o outro a quebrar algumas barreiras na tecnologia — principalmente no que diz respeito ao preço.

Esta terça-feira, a Apple disponibilizou uma atualização gratuita do iOS que recebeu o número 11. Esta conta com uma nova organização, maior personalização e novas ferramentas. Mas entre todas as novidades, quais vão ser a verdadeiramente úteis?

Adeus iPhone 5

Antes de começar, há uma confirmação a fazer: tem um iPhone 5 ou 5c? Se sim, infelizmente, esta atualização não é para si, visto que já não é suportada por estes modelos. A Apple vai gradualmente deixando de permitir as atualizações nos aparelhos mais antigos e desta vez foi a vez de dizer adeus ao modelo 5 e 5c. Veja abaixo quais são os modelos compatíveis.

A atualização de software está disponível para os iPhones a partir do modelo 5s.Apple

No iPad e iPod muda apenas um modelo, com o iPad de quarta geração a deixar de receber as atualizações.

Da novidade à utilidade

Há emojis novos, um design renovado e mais soluções de organização. Ferramentas de partilha e uma assistente mais “pessoal”. Um software que, segundo a marca “eleva a fasquia do mais avançado sistema operativo móvel do mundo”.

  • Um novo centro de controlo

As ferramentas de sistema estão organizadas apenas num ecrã para que o utilizador não tenha de mudar entre painéis. Para além disso, este ecrã passa a ser personalizável, com os ícones a mudarem de tamanho e a poderem ser retirados se não forem necessários. Ainda assim, as aplicações que não sejam nativas da Apple não podem ocupar nenhum lugar neste menu.

As ferramentas que mais utiliza, agora num formato personalizável.Apple
  • Mais soluções de armazenamento em cloud

Até então, o utilizador só poderia gerir, na aplicação Ficheiros, os ficheiros que estivessem armazenados ou no dispositivo ou na iCloud. A partir de agora, a Apple abre esta aplicação a mais serviços cloud, nomeadamente aos rivais Dropbox, Google Drive e One Drive. Os ficheiros também podem ser transferidos entre aplicações apenas com dois movimento: arrastar e largar. De pasta para pasta, de pasta para email, entre outros.

  • Melhores fotografias, metade do peso

A atualização introduz melhorias significativas na câmara, permitindo agora fazer fotografias com exposição longa, aplicar filtros e transformar um foto banal em animação. Ainda assim, a maior novidade está na compressão de fotos que vai permitir manter a qualidade e cortar metade do peso do ficheiro.

A nova aplicação que controla a câmara permite captar imagens em longa exposição.Apple
  • A Siri foi à terapeuta da fala

Num ano, a Siri conseguiu tirar um tempo para ir à terapia da fala e volta agora menos robótica e com entoações. Para além disso, faz traduções automáticas — mas continua a não falar português de Portugal.

  • Safari bloqueia publicidades

Esta é uma novidade que poderá não ser tão boa para os meios de comunicação como é para os utilizadores. O navegador predefinido do iOS traz de raiz um bloqueador de publicidade, para que não seja necessário instalar uma aplicação de terceiros.

  • Sem distrações no trânsito

O utilizador pode optar por ativar o modo de “não incomodar” quando o aparelho detetar uma ligação bluetooth ou que este se está a mover a uma velocidade mais alta que o normal, o que faz com que este bloqueie as notificações e envie mensagens de alerta em caso de contacto.

Para conduzir sem incómodos, o iPhone vai detetar quando está a conduzir e bloqueará as notificações.Apple
  • Qual é a palavra passe do wi-fi? Nenhuma

O novo sistema operativo permite a ligação a redes wi-fi sem introdução de palavra passe, a partir da transferência deste de um aparelho para o outro. A transferência entre aparelhos também vai ser possível para o caso de definições pessoais, no caso de querer utilizar um iPhone ou iPad novo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Da novidade à utilidade, o que faz a diferença no iOS 11?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião