Credit Suisse investe em solução para controlo de funcionários

  • ECO
  • 29 Agosto 2017

George Orwell não podia ter adivinhado melhor. O Credit Suisse investiu numa companhia focada em controlar a atividade dos funcionários de forma a impulsionar a produtividade nas empresas.

O fundo de investimento do Credit Suisse juntou mais uma empresa ao portefólio. Desta vez foi a Sapience, uma empresa de software que tem como principal função incrementar a produtividade das empresas através da monitorização dos funcionários, nomeadamente na forma como utilizam equipamentos como computadores, tablets ou smartphones, delineando padrões de trabalho.

O investimento será levado a cabo pelo fundo da Next Investors do Credit Suisse. Segundo avançou o Financial Times, as ferramentas da Sapience poderão vir a ser utilizadas por terceiros que trabalham para o banco suíço, e não por funcionários do banco propriamente ditos. “A Sapience Analytics ajuda a resolver um grande problema fortalecendo grandes empresas a gerirem de forma eficiente o seu capital humano” refere Greg Grimaldi, gestor de portefólio na Next Investors.

O Barclays foi recentemente notícia por motivos semelhantes. O banco londrino instalou equipamentos para aferir quanto tempo os seus funcionários passavam nas suas secretárias. A presença dos funcionários era detetada através de dispositivos chamados OccupEye, com sensores de movimento e calor. Um porta-voz do banco explicou que não se trata de uma monitorização da produtividade do pessoal, mas antes de uma avaliação do espaço, com vista a fazer um uso eficiente do local de trabalho.

A Sapience foi fundada na Índia em 2000 e as suas ferramentas permitem que patrões tomem conhecimento do padrão de trabalho dos seus funcionários. Shirish Deodhar, cofundador, acredita num rápido crescimento da empresa no mercado norte-americano, e pretende mudar as suas instalações para os EUA após o investimento do Credit Suisse.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Credit Suisse investe em solução para controlo de funcionários

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião