Deutsche Bank e Credit Suisse pagam multas milionárias para fechar casos nos EUA

Banco alemão vai pagar uma multa de 7,2 mil milhões de dólares, enquanto os suíços acordaram o pagamento de 5,3 mil milhões para encerrar os seus processos relacionados com a venda de ativos tóxicos.

O Deutsche Bank acordou pagar 7,2 mil milhões de dólares (6,9 mil milhões de euros) para encerrar o caso com o Departamento de Justiça sobre o seu papel na crise imobiliária iniciada nos EUA em 2007. No âmbito de um processo semelhante, o Credit Suisse também chegou a acordo com a justiça americana e vai pagar 5,3 mil milhões de dólares (5,07 mil milhões) para encerrar o processo também relacionado com a crise do subprime.

No caso do Deutsche Bank, o acordo estabelecido prevê o pagamento de uma multa no valor de 3,1 mil milhões de dólares (2,9 mil milhões de euros) sobre o seu papel na crise do ‘subprime’ e outros 4,1 mil milhões de dólares (3,9 mil milhões de euros) como forma de “alívio aos consumidores”, incluindo por exemplo a revisão das condições dos empréstimos já acordados.

As autoridades norte-americanas tinham anunciado em setembro que reivindicavam 14 mil milhões de dólares ao Deutsche Bank, acusado de vender, com total conhecimento de causa entre 2006 e 2008, créditos imobiliários tóxicos convertidos em produtos financeiros. O banco com sede em Frankfurt tinha assegurado “não ter a intenção” de pagar esse montante.

Em relação ao Credit Suisse, a instituição assume o pagamento de uma multa de 2,48 mil milhões de dólares (2,37 mil milhões de euros) e ainda 2,8 mil milhões de dólares (2,68 mil milhões de euros) em medidas que permitam aliviar os encargos e compensar os proprietários e comunidades atingidas pelo colapso dos preços das casas, declarou o banco suíço esta sexta-feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Deutsche Bank e Credit Suisse pagam multas milionárias para fechar casos nos EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião