5 coisas que vão marcar o dia

Lá fora, terminam as campanhas eleitorais em Angola e a Coreia do Norte pode acumular tensões com a Coreia do Sul. A OPEP repensa medidas. Cá, avalia-se o investimento internacional.

Segunda-feira é dia de suspense na política internacional. Termina o período de campanha eleitoral em Angola enquanto as tensões na Coreia do Norte podem aumentar, desta vez com a vizinha Coreia do Sul. Também lá fora, a OPEP reúne para discutir novas medidas que reequilibrem o mercado do petróleo. Em Portugal, faz-se o balanço do investimento estrangeiro para o segundo trimestre.

Portugal é atrativo para os investidores?

O Banco de Portugal lança as estatísticas da posição de investimento internacional para o segundo trimestre de 2017. Em 2016, Portugal conseguiu captar o maior valor de investimento direto estrangeiro dos últimos 20 anos, segundo o Inquérito à Atratividade de Portugal 2017, realizado pela EY. Alemanha e Espanha foram os maiores investidores.

Terrorismo mantém mercados sob pressão

Depois dos ataques na Catalunha, em Espanha, na Finlândia e também na Rússia, os investidores mostraram a sua apreensão. As últimas sessões têm sido de quedas consecutivas nos ativos de risco, levando muitos investidores a procurarem ativos considerados de refúgio, nomeadamente os títulos de dívida soberana mas principalmente o ouro. O metal precioso passou no final da semana passada a fasquia dos 1.300 dólares por onça. Será que a tensão nas ações vai dar ainda mais brilho ao metal amarelo?

 

“Fogo e Fúria” pode levantar as chamas

Na segunda-feira começam os treinos militares da Coreia do Sul. Apesar de já se encontrarem agendados há bastante tempo, este início pode acrescentar tensões com a Coreia do Norte numa altura em que as relações com os EUA preocupam. O presidente Trump, admite atuar com “fogo e fúria” sobre a Coreia do Norte enquanto Pyongyang diz ter planeado o lançamento de quatro mísseis para a ilha americana de Guam. Wall Street, bem como os restantes mercados acionistas mundiais, têm recuado na sequência desta troca de ameaças.

OPEP discute novas medidas

O comité técnico da OPEP reúne esta segunda-feira em Viena para discutir as medidas propostas na última reunião da organização. Na mesa estão a criação de um sistema para controlar a produção e outro para verificar o cumprimento dos acordos pelos membros. A Agência Internacional de Energia que apesar dos esforços da OPEP que estão a reequilibrar o mercado do petróleo, as reservas continuam demasiado elevadas.

Eleições em contagem decrescente em Angola

No dia 21 de agosto termina a campanha eleitoral para a presidência de Angola, permitindo a reflexão para as eleições que se realizam no dia 23. O sucessor mais provável para José Eduardo dos Santos é João Lourenço, do mesmo partido, o MPLA. A consultora BMI Research prevê “mais do mesmo em termos de política económica” embora alerte para o risco de revoltas populares. Também esta segunda-feira, o opositor da Merkel começa a rota de campanha na Alemanha.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião