Inflação na Zona Euro mantém-se estável em 1,3%

Portugal continua abaixo da média europeia, com a taxa de inflação anual a fixar-se em 1% em julho. Em termos mensais, houve uma desaceleração dos preços.

A taxa de inflação anual da Zona Euro manteve-se estável, em julho, em 1,3%, o mesmo valor que tinha sido registado no mês anterior. Portugal mantém-se abaixo da média europeia, com os preços a subirem 1% em julho, o mesmo que já tinham aumentado em junho.

Os dados são divulgados, esta quinta-feira, pelo Eurostat e vêm confirmar a estimativa rápida publicada no final do mês passado. A taxa de inflação anual de 1,3% registada em julho na Zona Euro representa uma aceleração significativa face aos 0,2% que se verificavam em julho do ano passado. Já no conjunto da União Europeia, os preços aumentaram 1,5% no mês passado, mantendo o ritmo que já tinha sido registado em junho.

Inflação mantém-se estável na Zona Euro

Em termos mensais, houve mesmo uma desaceleração dos preços. A taxa de inflação mensal foi negativa em 0,5% na Zona Euro e de -0,3% na União Europeia. Também em Portugal houve uma quebra dos preços em termos mensais, de -0,6%.

A contribuir para o aumento dos preços em termos anuais, refere o Eurostat, estiveram os serviços de alojamento e os transportes aéreos. Já as telecomunicações, vegetais e frutas deram um contributo negativo para a evolução dos preços.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação na Zona Euro mantém-se estável em 1,3%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião