Inflação estabiliza em julho. Está em mínimos do ano

A inflação fixou-se em Portugal nos 0,9%, em julho, em linha com o registado no mês anterior.

O mês de julho foi marcado por uma estabilização dos preços, em Portugal. Segundo o Instituto Nacional de Estatística, o índice de preços ao consumidor fixou-se nos 0,9% naquele mês. A inflação mantém-se assim em mínimos do ano. A quebra dos preços no vestuário e calçado ajudou a compensar o agravamentos de preços que se verificou nos segmentos de habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis, mas também de lazer, recreação e cultura.

A estabilização dos preços abaixo da fasquia dos 1% ocorre depois de a inflação ter chegado a atingir os 2% em abril, graças à Páscoa e ao turismo. Desde aí, tem-se vindo a verificar uma desaceleração consecutiva dos níveis de preços ao consumidor que foi particularmente forte em junho, com a inflação a travar de 1,5% em maio para 0,9% em junho.

No que respeita aos dados de julho, o índice harmonizado dos preços ao consumidor, que é usado para comparar a inflação entre os diferentes países europeus, a taxa fixou-se nos 1%, em linha com a taxa homóloga registada no mês anterior. O INE assinala, contudo, que esta taxa é inferior, em 0,3 pontos percentuais, face à estimativa do Eurostat para o total da Zona Euro, mas com a diferença entre as duas estimativas a manter-se estável.

O INE destaca, por classes de despesas, a quebra dos preços nas classes de vestuário e calçado que recuaram 2,5%, em julho, numa comparação homóloga. No mês anterior, a taxa já tinha também recuado, mas 1,6%. De salientar que essas diminuições coincidem com o período dos saldos. O instituto de estatísticas nacional destaca ainda a desaceleração dos preços nos transportes, com os preços a subirem 1,1%, abaixo da taxa de 1,5% registada em junho.

Em sentido contrário, o INE destaca o papel dos aumentos das taxas de inflação homóloga nas classes de habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis. Mas também os do lazer, recreação e cultura. Nestes dois segmentos, a inflação acelerou 0,5% e 2,5%, respetivamente. Esses valores comparam face a junho, com uma quebra de preços de 0,2% no primeiro segmento, e um aumento de 2,1% no segundo segmento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação estabiliza em julho. Está em mínimos do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião