Governo vai declarar estado de calamidade pública preventivo

O objetivo é poder mobilizar mais meios para prevenir incêndios nas zonas do país mais afetadas pelos incêndios.

O Governo vai declarar o estado de calamidade pública, com caráter preventivo, nos distritos do interior das regiões do Centro, Norte, alguns concelhos do distrito de Beja e sotavento algarvio. O objetivo é poder mobilizar mais meios para prevenir incêndios nestas zonas.

“Face à previsão do agravamento, nos próximos dias, em particular no fim-de-semana, do risco de incêndio muito elevado e máximo, com especial incidência nos distritos do interior das regiões do Centro e Norte e alguns concelhos do distrito de Beja e sotavento algarvio, o Governo, por despacho do primeiro-ministro e da ministra da Administração Interna, vai declarar o estado de calamidade pública com efeitos preventivos naquelas zonas do território nacional”, indica o comunicado enviado, esta quinta-feira, às redações.

António Costa e Constança Urbano de Sousa convocaram, para sexta-feira, às 9h30, “uma reunião com o Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, o Comandante Geral da GNR, o Comandante Nacional de Operações de Socorro e o Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, tendo em vista a mobilização máxima de meios e pré-posicionamento nas zonas de maior risco“, indica ainda o comunicado.

Os presidentes de Câmara dos territórios em causa serão ouvidos, esta quinta-feira, pelos membros do Governo, com o objetivo de identificar “outras medidas que devam ser adotadas com caráter preventivo”.

Notícia atualizada às 12h52 com mais informação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo vai declarar estado de calamidade pública preventivo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião