Lançado concurso público para intervenção nos acessos ao porto de Setúbal

  • Lusa
  • 8 Agosto 2017

O projeto está orçado em 25,3 milhões de euros e integra a "Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária 2016-2026", que foi apresentada pela ministra do Mar em novembro de 2016.

O concurso público internacional para a intervenção nos acessos marítimos ao porto de Setúbal já foi lançado, numa obra orçada em 25,3 milhões de euros, anunciou esta terça-feira o Ministério do Mar.

“Após ter sido concluído com sucesso o procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental que recaiu sobre o Projeto Técnico de Execução e sobre o Estudo de Impacte Ambiental, foram criadas as condições para o lançamento do Concurso Público Internacional, que ocorreu no passado dia 2 de agosto“, refere o Governo, em comunicado.

“O projeto consiste num conjunto de dragagens de primeiro estabelecimento para aprofundamento nos canais de navegação, de modo a permitir a entrada de navios de maiores dimensões e com maior calado“, frisa o gabinete de Ana Paula Vitorino.

Para além do aprofundamento, o projeto inclui o alargamento do canal de acesso, permitindo o cruzamento de navios, e a criação de uma nova bacia de manobra, implicando um volume total de dragagem de 3,5 milhões de metros cúbicos de areia.

“Ultrapassar as restrições de navegabilidade atualmente existentes no porto de Setúbal é uma ambição e um projeto já anteriormente tentado, mas que agora tem todas as condições técnicas, financeiras, ambientais e políticas para ser concretizado, colocando o porto de Setúbal num lugar cimeiro do Sistema Portuário Nacional. Com esta obra o porto de Setúbal poderá receber mais e maiores navios”, concluiu o documento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lançado concurso público para intervenção nos acessos ao porto de Setúbal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião