Petróleo em queda antes da reunião da OPEP

Os preços da matéria-prima estão a ser pressionados pelas expectativas em torno da reunião de dois dias, onde vão ser discutidos os cortes de produção acordados no final do ano passado.

No dia em que os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) começam a reunião para discutir os níveis de produção, o petróleo está a negociar em baixa nos mercados internacionais. A falta de cumprimento dos cortes de produção está a pressionar os preços, mas a matéria-prima mantém-se em máximos de mais de dois meses.

O Brent, negociado em Londres, segue a cair 0,56%, para os 52,11 dólares por barril, enquanto o WTI, negociado em Nova Iorque, perde 0,56% e negoceia abaixo dos 50 dólares por barril, nos 49,30 dólares. Os dois continuam, ainda assim, a negociar aos mesmos níveis que em maio, altura em que a OPEP decidiu prolongar o acordo de corte de produção.

Na última semana, os investidores foram animados pelos dados económicos positivos dos Estados Unidos, com o emprego a crescer acima das expectativas, bem como pela quebra de operações de perfuração nos Estados Unidos. Contudo, os preços são agora pressionados pelas expectativas em torno da reunião de dois dias que arranca esta segunda-feira. A OPEP e outros produtores fora do cartel vão discutir o porquê de alguns membros não estarem a cumprir os cortes que foram acordados no final do ano passado, e que previam a produção de menos 1,8 milhões de barris por dia até março do próximo ano.

Apesar do compromisso, alguns países não estão a cumprir e a produção de petróleo não só não está a cair, como está a acelerar. A OPEP procura assim “identificar formas de aumentar os níveis de conformidade” com os cortes de produção.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo em queda antes da reunião da OPEP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião