Media Capital avança na bolsa e agita Impresa e Cofina

A Altice confirmou que está em negociações para comprar a Media Capital, que detém o canal de televisão TVI. O grupo avança na bolsa com o dobro da liquidez média. Impresa e Cofina também somam.

O grupo Media Capital valorizava ligeiramente em bolsa ao final da manhã desta segunda-feira, com as ações a subir à boleia da confirmação da Altice de que iniciou negociações para adquirir a dona da TVI. Os títulos do grupo, detido pelos espanhóis da Prisa, somavam 3,67% para 3,11 euros com quase 3.000 ações transacionadas, o dobro da liquidez média dos últimos doze meses.

Há muito que é conhecido o interesse, mas um comunicado da Altice aos mercados veio oficializar a intenção da aquisição do canal de Queluz de Baixo e da Rádio Comercial por parte da dona da Meo. A Altice confirmou que iniciou interlocuções exploratórias com a Prisa relativas à potencial aquisição da participação da Prisa na Media Capital. Mas este primeiro passo também não passou ao lado das restantes empresas de media em Portugal.

Impresa e Cofina também estavam a valorizar na sessão desta segunda-feira. É que, caso se concretize o negócio, o mercado televisivo pode estar à beira de uma guerra entre operadores de telecomunicações. Para os analistas, este é um cenário que ganhou mais força depois de o presidente da Nos, rival da Meo, ter considerado há poucos meses que “haverá guerra” caso a Altice efetue a aquisição da dona da TVI. E assumem que a Impresa pode ser alvo de oferta por parte da Nos, o que explica mais uma subida de 5,28% nesta sessão, para 41,9 cêntimos. Já esteve a subir 6,53%, elevando para 120,53% o ganho no ano.

A Cofina, dona de vários jornais e revistas, mas também da CMTV, está também a beneficiar das perspetivas de consolidação no setor dos media nacionais. A empresa liderada por Paulo Fernandes segue a valorizar 1,52% para 40,1 cêntimos por ação, registando um ganho acumulado no ano de quase 55%. Enquanto a Impresa está avaliada no mercado em 70,4 milhões, a Cofina vale 41,1 milhões.

O comunicado da Altice

“Em resposta a uma solicitação dirigida pela CMVM, a Altice confirma que iniciou interlocuções exploratórias com a Promotora de Informaciones relativas à potencial aquisição da participação da Prisa na Media Capital, grupo português do setor dos media e com posições de liderança em televisão, produção audiovisual, rádio, digital, música e entretenimento”, diz a empresa francesa em comunicado.

A Prisa já mandatou o banco Morgan Stanley para ajudar a vender a Media Capital, num negócio que poderá estar avaliado em cerca de 450 milhões de euros, um valor bem acima daquele que é atribuído pelos investidores. As poucas ações da Media Capital em bolsa não negoceiam desde quinta-feira, 22 de junho, tendo subido 5,63% nessa sessão para 3,00 euros, o que aponta para um valor de mercado de 253,5 milhões.

(Notícia atualizada às 12h46 com cotação das ações da Media Capital após primeiras negociações)

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Media Capital avança na bolsa e agita Impresa e Cofina

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião