França volta às urnas para preencher o Parlamento

Os franceses votam este domingo nas listas candidatas ao Parlamento. Movimento de Emmanuel Macron deverá conseguir até 80% do eleitorado, dizem as sondagens. Le Pen não deverá ser perigo.

A França vai este domingo às urnas, numas eleições legislativas que deverão dar uma maioria ao já Presidente Emmanuel Macron e demais candidatos do movimento “La République En Marche!”. O sufrágio acontece um mês depois de o antigo banqueiro de 39 anos conquistar o cargo mais alto na República francesa, batendo ainda o recorde de chefe de Estado mais novo na história do país.

De acordo com o The Guardian, as sondagens indicam que o movimento de Macron deverá conquistar entre 75 e 80% do eleitorado, o que lhe dará suficiente margem de manobra para levar a cabo as reformas económicas e sociais que tem vindo a apregoar. Em contrapartida, estima-se que a participação possa atingir mínimos históricos.

A principal oposição a Macron surge por parte do movimento “Les Républicains”. Os dados citados pelo jornal britânico apontam para que o grupo conservador consiga conquistar entre 90 e 95 lugares no Parlamento francês. Os socialistas deverão ficar com 25 a 35 dos lugares. Por fim, a Frente Nacional, da candidata da extrema-direita Marine Le Pen, deverá conseguir entre um e seis lugares. No total, serão eleitos 577 deputados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

França volta às urnas para preencher o Parlamento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião