Motor da economia do euro volta a acelerar, Alemanha cresce com investimento

  • ECO
  • 12 Maio 2017

Alemanha cresceu 0,6% no primeiro trimestre do ano, em linha com as estimativas dos analistas. A maior economia do euro acelerou com mais investimentos e exportações.

O crescimento económico na Alemanha acelerou para o ritmo mais elevado do último ano. Aquele que é o motor da economia da zona euro beneficiou de melhores condições meteorológicas, que permitiram mais investimentos na construção, enquanto as exportações aumentaram perante a recuperação da procura mundial.

O Produto Interno Bruto (PIB) alemão cresceu 0,6% no primeiro trimestre do ano, face ao trimestre anterior. Foi um desempenho que correspondeu às estimativas dos analistas sondados pela Bloomberg. Em termos homólogos, o crescimento foi de 1,7%.

A maior economia da região da moeda única continua a dar sinais positivos numa altura em que alguns responsáveis do Banco Central Europeu (BCE) começam a revelar alguma impaciência em relação ao programa de estímulos monetários implementado por Mario Draghi.

“Temos todas as razões para acreditar que 2017 será um ano melhor do que o anterior“, referiu Jennifer McKeown, economista da Capital Economics. “O crescimento global está a melhorar, o que vai impulsionar as exportações. Estamos finalmente a ver um aumento dos salários e isso deverá ajudar a aumentar os gastos das famílias”, acrescentou.

O consumo privado e público cresceram ligeiramente no início do ano. Já o investimento regressou em força, com a construção a evidenciar-se depois de condições meteorológicas mais favoráveis ao setor e com o aumento dos gastos em equipamento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Motor da economia do euro volta a acelerar, Alemanha cresce com investimento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião