5 coisas que precisa de saber antes de abrirem os mercados

  • Marta Santos Silva
  • 29 Março 2017

Não tire os olhos da EDP Renováveis, fique atento aos resultados do Montepio, e não se esqueça do crude, do Brexit e do Banco de Portugal: os cinco temas essenciais para esta quarta-feira.

A EDP Renováveis subiu drasticamente após a notícia da OPA da EDP, mas importa saber como se vai comportar no segundo dia, após ter atingido um preço superior ao da OPA. Entretanto, o Montepio apresenta os resultados de 2016 e o Banco de Portugal as projeções para a economia portuguesa.

EDP Renováveis continua em alta?

Quinze cêntimos acima do valor da OPA na tarde de ontem — a EDP Renováveis passou a terça-feira a valorizar após notícia de uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) pela EDP. A EDP já disse que não tenciona rever o preço da OPA apesar desta subida, embora tanto investidores como acionistas queiram mais. Falta saber se haverá novidades vindas da EDP e qual será a reação da empresa de energias limpas.

Montepio: Prejuízos podem ter descido em 2016

A Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) apresenta amanhã as contas de 2016. O que se espera? O Jornal de Negócios e o Expresso falam de uma redução dos prejuízos, de 243,4 milhões para cerca de 80 milhões, e o produto bancário terá diminuído cerca de 16%. O Negócios acrescenta que a redução dos prejuízos deve ter sido ajudada pelo acordo com os sindicatos que resultou num aumento da idade da reforma para os 66 anos e três meses. A apresentação, para tirar as teimas, é às 16h45.

Como vai ser a economia portuguesa até 2019?

O Banco de Portugal divulga esta quarta-feira as suas projeções para a economia portuguesa desde este ano até 2019. Na última divulgação de projeções, a instituição antevia já uma aceleração da economia em 2017, para 1,6%, mas um novo abrandamento para 2018, para os 1,5%. Importa saber como vê agora o supervisor da economia portuguesa a força e estabilidade dela daí para a frente.

O princípio do Brexit: May aciona Artigo 50

O Artigo 50, que inicia a fase de negociações para que o Reino Unido abandone a União Europeia no espaço de dois anos, vai ser acionado hoje, através de uma carta que será entregue a Donald Tusk. Se o impacto na libra e nos mercados se espera moderado inicialmente, poderá ser o princípio de um longo período de volatilidade à medida que os termos da saída são decididos.

Atenção ao petróleo, EUA reportam reservas

Esta terça-feira o petróleo esteve a subir, tendo chegado a ganhar perto de 2%. Mas já chega hoje um potencial fator de desestabilização. O relatório semanal das reservas dos Estados Unidos pode fazer mexer o valor do petróleo — quanto mais curtas as reservas, maior a probabilidade de uma subida… ou vice versa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que precisa de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião