Brexit sem impacto imediato: mercados já absorveram notícia

  • Lusa
  • 28 Março 2017

Gestora de ativos Schroders espera que a ativação do artigo 50º pelo Reino Unido tenha pouco impacto económico no curto prazo. Os mercados já tinham absorvido este evento antes de ele se concretizar.

A ativação do artigo 50º deverá ter pouco impacto imediato na economia britânica porque os mercados já tiveram tempo para reagir desde o resultado do referendo, há nove meses. Esta é a opinião do economista Azad Zangana, da gestora de ativos financeiros Schroders.

O impacto económico do Brexit a mais longo prazo é difícil de avaliar, sendo apenas certo que as previsões mais pessimistas ainda não se concretizaram. Antes do referendo, existia quase um consenso de que o voto para a saída da UE seria catastrófico e a desvalorização da libra — iniciada a 24 de junho de 2016 e que já soma uma queda de 12% — parecia ser apenas o início de uma fatalidade. Mas as estimativas oficiais mais recentes são de um crescimento económico de dois por cento, maior do que os 1,4% estimados no ano passado pelo governo.

Mesmo assim, o ministro das Finanças, Philip Hammond, vincou durante a apresentação do orçamento para 2017, no início de março, que iria continuar uma política de contenção da despesa pública, até porque não sabe como vai continuar a reagir a economia. “Agora que vamos começar as negociações para sair da União Europeia, este orçamento mostra o nosso plano para preparar o Reino Unido para um futuro melhor. Garante uma plataforma forte e estável para essas negociações”, vincou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Brexit sem impacto imediato: mercados já absorveram notícia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião