Deutsche Bank avalia vender filiais em Portugal e Espanha

Vender as operações em Portugal e Espanha e conseguir dois mil milhões com a operação. É esse o objetivo do Deutsche Bank que está a braços com um processo de recapitalização de oito mil milhões.

O Deutsche Bank começou a sondar o interesse do mercado numa possível venda das suas filiais em Espanha e Portugal, avança o jornal espanhol El Confidencial (acesso livre /conteúdo em espanhol). O objetivo é obter até dois mil milhões de euros com a venda.

Caso encontre suficientes entidades interessadas, a intenção do banco alemão é abrir, em abril, um processo concorrencial, acrescenta o El Confidencial, citando fontes conhecedoras do processo. A receita da venda visa ajudar ao aumento de capital de oito mil milhões de euros, anunciado a semana passada, que visa travar os constantes rumores do mercado sobre a solvência do banco.

A venda do negócio em Espanha, tem sido uma alternativa já avançada pelo Deutsche Bank por diversas vezes, mas acabava sempre por ser descartada dado o peso do negócio no país — o banco tem cerca de 16 mil milhões de ativos em Espanha, a grande maioria ao nível da banca de retalho. Especificamente no segmento de rendimentos médio-alto, o mais rentável para a banca.

O El Confidencial contactou o porta-voz do banco alemão, mas este recusou fazer qualquer comentário.

Em Portugal a sucursal do Deutsche Bank está, há vários meses, em processo de reestruturação, estando previsto no final do ano passado o encerramento de 15 agências, a abertura de seis centros de investimento e a saída de alguns trabalhadores, segundo avançou à Lusa, em setembro de 2016 o presidente do banco. O Deutsche Bank tem cerca de 400 trabalhadores em Portugal, com 50 balcões, e, de acordo com Bernardo Meyrelles, as 15 dependências que vão encerrar vão concentrar-se, sobretudo, em Lisboa e no Porto. Mas na altura não revelou o número de pessoas que podiam vir a ser afetadas.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Deutsche Bank avalia vender filiais em Portugal e Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião