Corrida de carros sem condutor termina em despiste

A ideia era promissora: realizar a primeira corrida Fórmula E entre carros elétricos e sem condutor. Um dos protótipos chegou ao fim. O outro despistou-se numa curva.

A primeira competição entre carros de corrida autónomos terminou em acidente. A empresa Roborace aproveitou uma pista profissional em Buenos Aires, na Argentina, para testar dois veículos sem condutor em condições reais de corrida. No entanto, um deles acabou por se envolver num acidente, avança o site de tecnologia Engadget.

Os veículos usados foram dois protótipos DevBot e, para se ter uma ideia, o vencedor chegou a circular a uma velocidade de 185 quilómetros por hora. No entanto, o outro não teve tanta sorte e despistou-se depois de tentar fazer uma curva de forma demasiado agressiva. Por um lado, ninguém se magoou. Por outro, parece que ainda há muito trabalho pela frente no aperfeiçoamento dos modelos.

A experiência foi ao encontro de um dos principais objetivos da Fórmula E. Trata-se de uma modalidade reativamente recente e semelhante à Fórmula 1, mas com carros de corrida elétricos e a menor velocidade, e em que um dos principais propósitos é acelerar o desenvolvimento deste tipo de tecnologias. Este foi um teste, para avaliar o modelo e a possibilidade de, quiçá num futuro breve, realizar corridas a sério com viaturas autónomas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Corrida de carros sem condutor termina em despiste

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião