Legislação para carros autónomos avança no próximo ano

O Governo quer que os testes piloto dos carros sem condutor possam ser feitos em Portugal e, desta forma, atrair empresas e investimento.

A partir do próximo ano, vai começar a ver carros sem condutor a andarem pelas ruas do país. Segundo o Jornal de Negócios, o Governo quer criar uma regulação própria para os carros autónomos, para que possam ser realizados em Portugal testes pilotos destes carros.

O objetivo, explica o secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, em entrevista ao Negócios, é atrair empresas e investimento. “Estamos muito focados em alterar regulação e em que isso sirva para atrair startups e centros de investigação e ciência nesses setores”, diz o governante.

Além dos carros autónomos, também os drones as fintech, nome atribuído às startups da área financeira, vão ter legislação própria.

“Não estou satisfeito que a maior plataforma de equity crowdfunding da Europa, a Seedrs, que tem um fundador português e uma equipa em Portugal, tenha sede em Londres porque o Reino Unido é o país onde a regulação mais rapidamente avançou. Isso não é admissível”, reconhece o secretário de Estado.

O Negócios acrescenta, ainda, que o trabalho legislativo para os carros autónomos e os drones já arrancou, mas o das fintech ainda não.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Legislação para carros autónomos avança no próximo ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião