Só 11 economias têm nota máxima da Fitch. Sabe quais são?

  • Margarida Peixoto
  • 9 Fevereiro 2017

Desde 2003 que a agência de rating não atribuía tão poucas notas máximas. E este panorama deverá manter-se nos próximos 12 a 24 meses.

A Austrália foi a única economia a ganhar nota máxima na última década.

A Ficth está a olhar para o panorama da economia mundial com máxima cautela. Das mais de 100 economias seguidas pela agência de rating, há apenas 11 que merecem a nota máxima. Este é o valor mais baixo desde 2003, revela a agência num comunicado divulgado esta quinta-feira.

Quais são estas economias estrela? Austrália, Canadá, Dinamarca, Alemanha, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Singapura, Suécia, Suíça e Estados Unidos da América. Estas são as únicas 11 economias, do universo Fitch que merecem o triplo AAA — a melhor nota da escala e que significa que são portos seguros para o investimento em dívida soberana.

A Fitch frisa ainda que este será um panorama que se deverá manter nos próximos 12 a 24 meses. Primeiro, porque nenhuma destas economias tem outlook negativo, o que quer dizer que não se antecipa qualquer descida de rating. Segundo, porque nenhuma das economias que estão classificadas no nível imediatamente abaixo (AA+) tem outlook positivo, o que implica que também não se perspetivam subidas.

O máximo número de notas AAA alguma vez atribuído pela Fitch foram 16, no período entre 2004 e 2009. A Austrália é o único país cuja dívida soberana foi promovida para a nota máxima ao longo da última década. A subida verificou-se em novembro de 2011. Até ao momento, nunca um país que alguma vez tenha perdido a nota máxima foi capaz de recuperá-la, garante a agência de rating.

A Fitch classifica a dívida da República portuguesa — a par da Moody’s e da Standard & Poor’s — como investimento especulativo. Na última avaliação que fez ao país, frisou que o outlook está estável mas chamou a atenção para a importância de estabilizar o sistema financeiro e reduzir o endividamento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Só 11 economias têm nota máxima da Fitch. Sabe quais são?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião