COTEC Europa: Portugal, Espanha e Itália por uma economia mais circular

Os chefes de Estado de Portugal, Espanha e Itália vão marcar presença no encontro anual COTEC Europa, que se realizará esta sexta-feira em Madrid. Uma economia mais circular é o tema em cima da mesa.

O 11º Encontro COTEC Europa decorre esta sexta-feira no Palácio Real de El Pardo.Wikimedia Commons

A COTEC Portugal, Associação Empresarial para a Inovação, vai estar esta sexta-feira, 10 de fevereiro, em Madrid, para a 11ª edição do encontro COTEC Europa. O evento é organizado a par com as associações homólogas de Espanha e Itália e, da comitiva portuguesa, fazem parte Francisco de Lacerda, presidente da COTEC Portugal, e o diretor-geral da associação, João Portugal.

A representar Portugal estará ainda o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, num encontro ao mais alto nível que contará com a presença dos chefes de Estado espanhol e italiano. Em cima da mesa estará o tema da economia circular, um conceito que tem vindo a ser defendido e implementado pelas associações nos três países. O tema do evento desta sexta-feira explica-se a si próprio: “Inovando para uma economia circular na Europa”.

A ideia é simples, mas o assunto é sério. Os recursos do planeta não são ilimitados, ainda que, muitas vezes, se tomem decisões e posturas como se o fossem. O modelo económico atual, linear, não foi pensado à luz da finitude. É por isso que surgem agora estas correntes de pensamento e ação, que defendem que uma economia mais circular, onde o ciclo de vida dos materiais é otimizado ao máximo, é uma solução viável para esse problema.

A primeira sessão contará com a intervenção dos três diretores-gerais das associações nos três países. A segunda sessão focar-se-á em exemplos empresariais concretos. Na terceira e última sessão estará, além da alta responsável da COTEC, Cristina Garmendia, o comissário europeu Carlos Moedas. O evento decorrerá no Palácio Real de El Pardo e é finalizado com intervenções do presidente italiano Sérgio Mattarella e do rei de Espanha, Filipe VI.

Já esta quinta-feira à noite, o Presidente da República Portuguesa estará em Madrid. Marcelo Rebelo de Sousa será homenageado pela Câmara de Comércio Hispano Portuguesa, num jantar no hotel Villa Magna. O ECO está em Espanha para acompanhar ambos os eventos.

O ECO viajou para Espanha a convite da COTEC Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

COTEC Europa: Portugal, Espanha e Itália por uma economia mais circular

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião