Fitch retira BPI do “lixo” com OPA espanhola

A Fitch colocou o BPI em zona de investimento devido ao apoio institucional do CaixaBank, depois de assumir uma posição de 84,5% no banco português na sequência da OPA.

A agência Fitch melhorou o rating do BPI, retirando-o da zona considerada investimento especulativo (lixo), na sequência do sucesso da Oferta Pública de Aquisição (OPA) do CaixaBank sobre o banco português.

É melhorado o rating de ‘BB’ para ‘BBB-‘, refletindo o apoio institucional conferido pelo CaixaBank, que passou a controlar, a partir de terça-feira, 84,5% do BPI.

“A Fitch acredita que Portugal é um mercado estrategicamente importante para o CaixaBank, como fica demonstrado pelo investimento de longo prazo no Banco BPI (detém uma posição minoritária desde 1995) e pela sua vontade de controlar o banco, apesar do consumo de capital relacionado e das dificuldades inerentes a uma aquisição estrangeira”, justifica aquela agência num comunicado divulgado esta quinta-feira. Também a diminuição da exposição a Angola, com a venda de 2% do BFA à Unitel, pesou na decisão da Fitch.

A decisão da Fitch acompanha as mudanças observadas no BPI esta semana. O grupo catalão é desde a passada terça-feira detentor de 84,5% do capital do banco português, tendo já proposto o nome de Pablo Forero para o cargo de CEO, enquanto Fernando Ulrich passa a chairman da instituição. Devido à reduzida liquidez que apresenta em bolsa, o BPI será excluído do PSI-20 a partir desta sexta-feira. As ações estão a cair mais de 12%.

A agência norte-americana coloca o BPI um grau acima de Portugal, atualmente em BB+. E admite melhorar a notação financeira do banco se o rating de Portugal ou do CaixaBank também for melhorado.

(notícia atualizada às 16h19)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fitch retira BPI do “lixo” com OPA espanhola

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião