Revista de imprensa internacional

  • Ana Luísa Alves
  • 25 Janeiro 2017

Donald Trump continua a marcar a atualidade desta quarta-feira. Está à frente dos EUA há quatro dias e tem tomado decisões relativas à energia a ao comércio. Hoje é a vez da segurança nacional.

Os planos para o muro no México e a aclamada “segurança nacional” de que Donald Trump fala fazem manchete um pouco por todos os jornais do mundo. Mas não só. Esta quarta-feira os olhares estão postos também nas empresas que apresentam contas, no Velho Continente, como é o caso do Banco Santanter, cujos resultados foram os melhores desde 2010. Ainda na Europa, a decisão dos juízes britânicos de atribuir ao Parlamento inglês a decisão sobre a saída do Reino Unido da União Europeia também é assunto em vários jornais.

Bloomberg

Trump desvenda planos para o muro no México

Donald Trump prometeu que esta quarta-feira se vai focar na segurança nacional dos EUA. Os planos do mais recente eleito Presidente dos EUA incluem a construção de um muro na fronteira com o México e a limitação do número de refugiados que entra no país. Com isto, Trump vai ao encontro daquilo que já tinha prometido durante a campanha na corrida à Casa Branca. Os planos foram avançados pelo próprio através da conta do Twitter em que referiu que está “um grande dia planeado para esta quarta-feira”. (Artigo em inglês / Acesso gratuito)

Expansión

Banco Santander fez 6,2 mil milhões de euros em 2016

O banco Santander revelou esta quarta-feira as contas relativas ao ano passado. Em 2016 registou o melhor resultado desde 2010, e uma melhoria de 4% face a 2015. O banco fez um total de 6,2 mil milhões de euros. -Se a este resultado fosse descontado o efeito cambial, a subida seria de 15%. “Antecipamos um ambiente volátil, mas, em geral, melhor que em 2016 nos nossos mercados principais”, referiu Ana Botín, presidente do Banco Santander. (Acesso gratuito / Artigo em espanhol)

The Guardian

Citigroup em conversações com vários países

O centro financeiro de Londres está em conversações com outros países para se mudar depois de o Reino Unido sair da União Europeia. O US Bank, que emprega nove mil pessoas no Reino Unido já falou com a Irlanda Itália, França, Espanha, Alemanha e ainda com a Holanda para relocalizar operações do banco. James Cowles, que gere as operações do Citigroup na Europa, Meio Oriente e África, disse que esta é uma decisão que pode vir a ser tomada no primeiro semestre do ano. (Acesso gratuito / Artigo em inglês)

The Times

Juízes britânicos tomam decisão história

O Supremo Tribunal britânico rejeitou o recurso interposto pelo Governo de Theresa May, que vai ter de ter a aprovação no Parlamento para acionar o Artigo 50. Numa decisão histórica, o Supremo Tribunal britânico disse que apenas o Parlamento tinha voto na saída do Reino Unido da União Europeia, e que esta era uma decisão de “importante significado” para o país. (Acesso pago / Artigo em inglês)

Deutsche Welle

Panamá suspende a investigação dos Panama Papers

O Panamá suspendeu a investigação dos Panama Papers, escândalo que envolve o país como um paraíso fiscal por parte de grandes líderes e empresários a nível mundial, e que foi revelado em 2016. O procurador-geral do Panamá, Kenia Porcell, referiu que por motivos constitucionais era necessário suspender a investigação, e acrescentou que agora cabia ao Supremo Tribunal decidir o momento certo para voltar à investigação. (Artigo em inglês / Acesso gratuito)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião