Teixeira Duarte investe 40 milhões de dólares na Venezuela

A Teixeira Duarte assinou um acordo com a Venezuela para transformar La Guaria num porto marítimo. Construtora portuguesa investe 40 milhões de dólares no país liderado por Nicolás Maduro.

O Presidente da Venezuela assinou esta terça-feira uma “aliança estratégica” entre a estatal Bolivariana de Portos (Bolipuertos) e a portuguesa Teixeira Duarte Engenharia e Construção, para transformar La Guaira no primeiro porto marítimo da América do Sul e Caraíbas. Numa nota enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a construtora refere que a parceria tem “em vista otimizar o desenvolvimento e crescimento da atividade do Terminal, convertendo-o um porto de transferência do mar Caribe e da América Latina”

“A Teixeira Duarte aportará, de acordo com o Plano de Negócios, o montante de 40 milhões de dólares americanos e assumirá, por um período de 20 anos, a comercialização, conservação, operação, administração, construção e aproveitamento do já referido Terminal”, indica o comunicado.

Na assinatura do acordo, Nicolás Maduro, o presidente da Venezuela, disse que “os serviços portuários são indispensáveis para o que nos propomos fazer na economia, tanto no comércio externo, como no interno (…). O Porto de La Guaira tem que ser o porto com melhores serviços e de mais avançada tecnologia da América, tem que ser o primeiro porto das Caraíbas (…) e estamos em condições de que seja assim, com os nossos sócios de Portugal.”

O novo terminal marítimo deve iniciar operações a 14 de abril de 2017.Wikimedia Commons

O acordo foi assinado em Caracas, num ato transmitido pela televisão estatal venezuelana, durante o qual Nicolás Maduro fez alusão à crise económica venezuelana, vincando que o seu Governo passou “dois anos de tremenda tempestade” e demonstrou que tem força para continuar navegando. “Chegámos ao ano de 2017, que será marcado pelo signo da recuperação, crescimento e desenvolvimento, expansão de toda a força produtiva. Os serviços portuários fazem parte dos serviços indispensáveis que estamos dispostos a fazer”, declarou.

Nicolás Maduro explicou que os acordos de cooperação com a Teixeira Duarte procuram ampliar o comércio marítimo, depois de a Venezuela ter dependido totalmente, durante cem anos, dos rendimentos petrolíferos. Por outro lado, Pedro Teixeira, presidente da Teixeira Duarte, explicou que os trabalhos que vão ser desenvolvidos localmente fazem parte de projetos iniciados pelo falecido líder Hugo Chávez (que presidiu o país entre 1999 e 2013), a quem “agradeceu a iniciativa”.

Segundo o ministro venezuelano de Transporte, Ricardo Molina, a Teixeira Duarte investiu 40 milhões de dólares no projeto de melhoramento e ampliação do Porto de La Guaira. “Depois de três anos de trabalho conjunto, têm-se uma extraordinária obra para o serviço do povo. O trabalho feito aumenta extraordinariamente a capacidade de carga. Só podíamos receber barcos até 250 metros, mas vamos poder receber até 335 metros de comprimento, com uma capacidade de carga de 4.000 a 8.000 contentores por barco”, explicou.

A Venezuela prevê que grandes embarcações façam o descarregamento de produtos no porto marítimo de La Guaira e que os países da região procedam à distribuição, com barcos mais pequenos, o que permitirá poupar combustível, tempo, custo de tripulação e mobilizar 600.000 contentores por ano. Por outro lado, Máduro anunciou que o novo terminal marítimo deve iniciar operações a 14 de abril de 2017.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Teixeira Duarte investe 40 milhões de dólares na Venezuela

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião